Ex-alunos da UFC querem retribuir o que a Instituição fez por eles

Imagem: Ao receber "ex-alunos ilustres", o Prof. Jesualdo Farias traçou rápido perfil da UFC de hoje (Foto: Ribamar Neto)"A Universidade Federal do Ceará fez muito por nós, vamos unir nossas competências e nossas vontades e avaliar o que podemos fazer pela UFC", afirmou o empresário Francisco Baltazar Neto, traduzindo na frase o pensamento dos ex-alunos da Instituição que participaram, na noite desta quinta-feira (29), de encontro no Salão Nobre da Reitoria. Convidado pelo Reitor Jesualdo Farias e pelo Presidente da Associação dos Ex-Alunos da UFC (Assoex), Prof. Faustino Albuquerque, compareceu à reunião grupo de egressos que atualmente se destacam nas áreas industrial, empresarial e da administração pública.

Assegurando ser uma "grande alegria" receber "ex-alunos ilustres" naquele momento, o Prof. Jesualdo Farias traçou rápido perfil da UFC de hoje, enfatizando a expansão para o Interior do Estado, que começou com a implantação dos cursos de Medicina em Barbalha e Sobral, na gestão do então Reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra (1995 a 2003), um dos ex-alunos presentes. Citou a expansão do Campus do Cariri, que deu origem à Universidade Federal do Cariri; falou dos seis cursos do Campus de Quixadá e do trabalho que está sendo feito há dois anos para transformar o Campus de Sobral em Universidade Federal da Região Norte.

Confira outras imagens do encontro no Flickr da UFC

PATENTES  Disse mais o Reitor que a UFC teve o maior crescimento no que se relaciona a depósito de patentes e que a Instituição é líder, entre as universidades do Norte e Nordeste, em pesquisa. Todos os avanços da Instituição são fruto de um trabalho feito ao longo dos 60 anos de existência. Lembrou que, pelo quarto ano seguido, a UFC é a Instituição mais procurada por estudantes no processo do Sisu.

Imagem: O presidente da Assoex, Prof. Faustino Albuquerque, contou como surgiu a ideia de criar a entidade (Foto: Ribamar Neto)NOVO ÂNIMO  O presidente da Assoex, Prof. Faustino Albuquerque, contou como surgiu a ideia de criar uma entidade que pudesse manter um diálogo com a sociedade, notadamente com ex-alunos. E, ao discorrer sobre a trajetória da entidade que começou a ganhar forma em 2010, confessou ter tido momentos de desânimo. Mas admitiu que, naquele momento, diante daquele grupo, recobrou o ânimo e teve a certeza de que surgirá "uma associação nova, grande e vitoriosa".

AÇÃO – Depois de dizer que a disposição do Prof. Faustino Albuquerque deveria servir de espelho "para todos nós", a Procuradora Socorro França admitiu que os ex-alunos têm uma dívida com a UFC e que a retribuição deve ser dada agora. "Além de nossa formação, foram bons os momentos passados aqui, como as festas no CEU", recordou Socorro França, referindo-se aos eventos de estudantes realizados na quadra esportiva do Campus do Benfica.

O advogado Paulo Quezado, graduado em 1977, sugeriu uma ação que poderia se chamar "a experiência a serviço do colega": realizar ciclos de palestras para os estudantes, proferidas por ex-alunos experientes e bem-sucedidos em suas profissões. Assis Machado, engenheiro e empresário da construção civil, falou da época de estudante marcada, segundo ele, muito fortemente, pelo código de honra seguido pelos alunos de Engenharia. Um código com princípios e valores éticos, enfatizou, entendendo que poderia ser um ponto de discussão e difusão entre os atuais estudantes.

Imagem: O advogado Paulo Quezado, graduado em 1977, sugeriu uma ação que poderia se chamar "a experiência a serviço do colega" (Foto: Ribamar Neto)DIÁLOGO – O empresário Roberto Macedo, ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), também ex-aluno de Engenharia, reconhece que a Universidade está dialogando com o setor produtivo. E lembrou uma recente viagem à Israel, quando o Reitor Jesualdo Farias integrou-se à comitiva de empresários que foi conhecer os avanços tecnológicos daquele país. Encerrando sua intervenção, expôs um ponto de vista: a Universidade não deve apenas transmitir a técnica, deve se preocupar em formar o cidadão.

PARCERIA – A necessidade de estreitar laços e de reforçar parcerias deu o tom da fala do empresário da construção civil, Carlos Fujita, que citou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e pela Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (Astef), ligada a essa unidade acadêmica da UFC. "É uma alegria estar aqui", admitiu Fujita, enfatizando que a Universidade é "um patrimônio do Ceará".

Imagem: O empresário Roberto Macedo, ex-presidente da FIEC, reconhece que a Universidade está dialogando com o setor produtivo (Foto: Ribamar Neto)HISTÓRIA – O empresário Fred Sabóia revelou que desde muito cedo tem ligação com a UFC porque, "quando criança, brincava pelos jardins desta casa, cujos proprietários eram amigos de meus pais". Contou, também, que era de seu avô João Thomé de Sabóia e Silva (ex-presidente do Estado, cargo que hoje corresponde ao de governador) o imóvel que sediou por muitos anos o Curso de Engenharia, no Benfica (atualmente abriga os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Psicologia), adquirido pelo então Reitor Martins Filho. Na época garantiram que não seria demolido, mas foi. Pediu, então, que fosse preservada a torre ainda existente, que servia como espécie de "laboratório" de seu avô.

Marcela Teixeira, ex-aluna e atual Diretora do Memorial, falou da importância de preservar o patrimônio da Instituição e admitiu que, a partir da Associação dos Ex-Alunos, muitas parcerias poderiam se concretizar nesse sentido.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 / 3366 7332