Homenageando ex-diretores, Labomar inicia comemorações de seus 55 anos

Imagem: Galeria dos ex-diretores do Labomar foi inaugurada durante a solenidade (Foto: Guilherme Braga)Com a aposição da galeria dos ex-diretores, em solenidade na qual o fundador e Diretor Emérito, Prof. Melquíades Pinto Paiva, recebeu o título de membro da Academia Cearense de Ciências, foram iniciadas, na noite da última sexta-feira (30), as comemorações pelos 55 anos de fundação do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará.

"Seriedade, competência e compromisso é o que vejo e admiro no Labomar", afirmou o Prof. Henry de Holanda Campos, Vice-Reitor da UFC. Em seguida, pediu licença aos presentes para, "em meio a uma comunidade tão rica em talentos, onde tantos se fizeram merecedores de nosso aplauso, eleger um nome que, segundo entendo, é emblemático do espírito do Labomar: o Prof. Melquíades Pinto Paiva".

Veja outras imagens da solenidade no Flickr da UFC

A atual diretora da unidade acadêmica, Profª Ozilea Bezerra Menezes, falou sobre a criação do Instituto pelo então Reitor Martins Filho, na época denominado Estação de Biologia Marinha. Um começo difícil, reconheceu a diretora, ressaltando que, atualmente, o Labomar é respeitando nacional e internacionalmente por suas pesquisas em ciências marinhas e ambientais. Abriga os cursos de graduação em Oceanografia e Ciências Ambientais e cursos de mestrado e doutorado em Ciências Marinhas Tropicais.

Imagem: Primeiro diretor do Labomar, Melquíades Pinto Paiva foi um dos homenageados (Foto: Guilherme Braga)Para chegar ao patamar de excelência de que desfruta, o Labomar contou com todos os seus ex-diretores, servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes, ressaltou a Profª Ozilea, aproveitando para dar a informação sobre o novo barco adquirido, o Argo Equatorial, cuja maquete estava em exposição.

COLETIVO – Para o Prof. Melquíades Pinto Paiva, que falou em nome dos ex-diretores, o reconhecimento do Labomar como fonte de estudos e pesquisas é resultado de esforço coletivo. Ele relatou a forma como foi chamado para comandar a Estação, "no dia do meu casamento". Citou a Profª Hermínia de Holanda Lima como uma das que aceitaram o desafio de trabalhar na formação do Instituto.

CIENTISTA – Dizendo-se feliz por estar naquela Casa e poder rever amigos, o Prof. Melquíades admitiu estar também "honrado e orgulhoso" com o titulo que lhe foi concedido pela Academia Cearense de Ciências, entregue pelo Prof. Jader Onofre de Moraes, presidente da entidade, ex-diretor do Labomar.

"Confesso que não me considero cientista. Mas asseguro que formei cientistas e sei formar reitores", complementou bem-humorado, referindo-se a Jader Onofre Moraes, ex-Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e a Roberto Cláudio Frota Bezerra, ex-Reitor da UFC, ambos seus ex-alunos.

Imagem: A atual diretora do Labomar, Profª Ozilea, falou sobre a criação do Instituto pelo então Reitor Martins Filho, na época denominado Estação de Biologia Marinha (Foto: Guilherme Braga)CONSCIÊNCIA – "Graças ao Labomar podemos dizer que hoje, no Ceará, se amplia a consciência com relação às questões ambientais e à preservação dos ecossistemas costeiros e oceânicos", afirmou o Prof. Henry Campos em sua saudação: "É graças ao Labomar que a Universidade vai às escolas e dialoga com os jovens sobre a mentalidade marítima, mantém permanente diálogo com a comunidade externa, incentiva o cultivo de camarão e de ostras, diagnostica enfermidades nos criatórios, transfere tecnologia para o setor comercial, estuda a dinâmica de nutrientes e contaminantes do ambiente costeiro e oceânico e oferece cursos profissionalizantes. Portanto, quando alguém pergunta por que a sigla Labomar é tão conhecida, a resposta me parece francamente óbvia: poucas instâncias acadêmicas têm presença tão marcante na sociedade quanto o Instituto de Ciências do Mar", concluiu o Prof. Henry Campos.

HOMENAGEADOS – Compõem a galeria dos ex-diretores os professores Melquíades Pinto Paiva, Jader Onofre de Moraes, Carlos Tácito Correia Ivo, Tereza Cristina Vasconcelos Gesteira, Jorge Santander Sá Freire, Carlos Artur Sobreira Rocha, Luiz Parente Maia e Manoel Antonio de Andrade Furtado Neto.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fones: 85 3366 7331 e 3366 7332