Pró-Reitora de Extensão participa em Harvard de atividades ligadas à saúde pública

Imagem: A Profª Márcia Machado é Pró-Reitora de Extensão da UFC (Foto: Ribamar Neto)A Pró-Reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, foi convidada pela Universidade de Harvard (EUA) para participar, como consultora, da organização do 2º Curso Colaborativo em Saúde Pública, a ser promovido em Fortaleza, em 2016, numa parceria entre a Escola de Saúde Pública daquela instituição (Harvard School of Public Health – HSPH) e a UFC. Ela viaja neste sábado (7) para Boston, onde fica até o dia 14. O convite partiu da Profª Márcia Castro, do Departamento de Saúde Global e Populacional de HSPH.

Como parte da programação da viagem de trabalho, a Pró-Reitora de Extensão, que é professora adjunta do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC e fez pós-doutorado na HSPH, participará também de reuniões com pesquisadores norte-americanos e brasileiros envolvidos com estudo sobre sífilis congênita e tuberculose em Fortaleza. As pesquisas serão ampliadas depois de parceria feita com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, que cedeu para Harvard um banco de dados com mais de 40 mil informações sobre essas doenças.

Do Ceará, também segue o médico Antonio Lima, mestre em Epidemiologia e aluno do Doutorado em Associação Ampla em Saúde Pública (UFC, Universidade Estadual do Ceará-Uece e Universidade de Fortaleza-Unifor), que trabalha no Centro de Epidemiologia da SMS. "Iremos avaliar o banco de dados de tuberculose e sífilis do município, para análise refinada e futuras publicações, com a Profª Márcia Castro", diz a Pró-Reitora.

Fonte: Profª Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão da UFC – fone: 85 3366 7452