Fisionomia da região sul do Brasil é tema de palestra no Campus do Pici

Imagem: O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa 1% do território de SC, com extensão de 87.405 hectares (Foto: aventureirosdesantacatarina.blogspot.com.br)"Caracterização paleoambiental e implicações de futuras mudanças climáticas na paisagem sul-brasileira" é o tema da palestra que Vivian Jeske-Pieruschka fará na próxima sexta-feira (27), a partir das 16h, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, da UFC. Vivian é doutora pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, mas está em Fortaleza desenvolvendo pesquisa de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFC, sob orientação da Profª Francisca Soares de Araújo.

O evento é aberto ao público e marca o início do ciclo de palestras em Ecologia, Evolução e Conservação, que realizará encontros a cada duas semanas. Será na sala 1007 do Bloco 904, onde funciona o Departamento de Biologia da UFC.

A palestra de Vivian Jeske-Pieruschka abordará a fisionomia da região sul do Brasil, que é bastante variada, composta por diferentes tipos de vegetação, formada por mosaicos de ecossistemas florestais e campestres. Essa vegetação natural tem sido influenciada pelas ações do homem desde a ocupação do território pelos primeiros habitantes. Por meio da Palinologia, analisando-se grãos de pólen e esporos preservados em sedimentos durante diferentes épocas geológicas, é possível reconstruir a origem e dinâmica da vegetação no passado, confrontando essa história com o presente e estabelecendo relações futuras. Um testemunho sedimentar coletado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (SC), por exemplo, revela a dinâmica vegetacional e do clima durante os últimos 40 mil anos nessa região.

Fonte: Profª Francisca Soares de Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) da UFC – fone: 85 3366 9704