Professora do Departamento de Ciências Sociais será empossada no Instituto do Ceará

Imagem: Profª Isabelle Braz Peixoto da SilvaA Profª Isabelle Braz Peixoto da Silva, do Departamento de Ciências Sociais da UFC, assume uma cadeira no Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) nesta sexta-feira (27). A sessão solene de posse ocorre na sede do Instituto (Rua Barão do Rio Branco, 1594, Centro, Praça do Carmo – Fortaleza), às 19h. Na ocasião, a docente será saudada pela sócia efetiva do órgão, Clélia Lustosa, geógrafa e também professora da UFC.

Isabelle Braz tem graduação em Ciências Sociais pela UFC (1982), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1988), com área de concentração em Sociologia Rural, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2003), na área de Sociedades Indígenas e pós-doutorado em Antropologia pela Université Lumière Lyon 2, da França (2008). É professora efetiva de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFC desde 1991 e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Institução, a partir de 2005. Atua no ensino e na pesquisa nos campos da Teoria e Metodologia em Antropologia, Cultura Brasileira, Antropologia Histórica, Etnologia Indígena e Etnicidade.

O Instituto do Ceará foi fundado em 1887 e é uma das mais tradicionais instituições cearenses para difusão da ciência e da cultura. Dele participam 40 sócios vitalícios que se reúnem mensalmente em conferências. O Instituto possui um acervo de mais de 35 mil volumes, dos quais, dentre outros, inclui as bibliotecas de Barão de Studart e de Capistrano de Abreu, além de 5,2 mil cartas deste último, disponíveis para pesquisa.

Fonte: Instituto do Ceará – Histórico, Geográfico e Antropológico – fone: 85 3231 6152