Procurar no portal

Seara da Ciência promove observação de Júpiter nesta quarta-feira (4)

Imagem: Os visitantes terão a oportunidade de visualizar o planeta Júpiter (Foto: Divulgação)A Seara da Ciência – espaço de divulgação científica da UFC – promove nesta quarta-feira (4) mais uma edição do projeto Céu da Seara. A partir das 18h, os visitantes terão a oportunidade de visualizar o planeta Júpiter, também visível a olho nu e comumente confundido com uma estrela. Com auxílio do telescópio, será possível ver pelo menos quatro das mais de 60 luas que rodeiam o planeta, além das linhas equatoriais. A observação é gratuita e aberta ao público.

Os visitantes também poderão observar os aglomerados, que são regiões ricamente povoadas de estrelas. Na sessão, serão mostrados os aglomerados de Tau Canis Majoris e Presépio, bem populares por estarem perto de constelações como Cão Maior e Câncer, respectivamente. A programação também inclui a observação do aglomerado NGC 2451, facilmente visualizado por telescópio.

Antes de fazerem a observação, os visitantes são convidados a assistir a vídeos explicativos sobre Júpiter e os aglomerados, tornando mais fácil o entendimento do que será visto nos telescópios.

Devido às chuvas que têm ocorrido em Fortaleza nas últimas semanas, o bolsista Fabrício Batista, responsável pelo projeto, faz um alerta. Ele diz que, antes de saírem de casa, os visitantes dever observar o tempo. "Infelizmente, não é possível fazermos a observação com o céu nublado, repleto de nuvens", completa.

O projeto Céu da Seara realiza sessões uma vez por mês no observatório da Seara da Ciência, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. O calendário de observações está disponível no site da Seara. Mais informações pelo telefone 85 3366 9245.

Fonte: Seara da Ciência – fone: 85 3366 9245

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300