Departamento de Ciências da Informação lança livro sobre bibliotecas comunitárias

Imagem: Capa do livro Biblioteca e Comunidade: entre vozes e saberes (Foto: Divulgação)O Departamento de Ciências da Informação da UFC lança na próxima sexta-feira (6) o livro Biblioteca e Comunidade: entre vozes e saberes. O evento ocorre na sede do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato – Av. da Universidade, 2346, Benfica), a partir das 19h.

O livro é organizado pelas professoras Lídia Eugênia Cavalcante e Fátima Maria Alencar Araripe, ambas do Departamento de Ciências da Informação da UFC. A coletânea apresenta todas as fases de um projeto para a criação e a gestão de bibliotecas comunitárias. A publicação tem sua origem na experiência do projeto de extensão Ler para Crer, do Curso de Biblioteconomia.

O projeto promoveu cursos, treinamentos, oficinas e outras ações de extensão que habilitaram comunidades dos municípios de Aquiraz, Itaitinga e Redenção a criarem e hoje gerirem suas próprias bibliotecas comunitárias. Aquiraz (com quatro bibliotecas criadas), Itaitinga e Redenção (ambos com três bibliotecas criadas) vêm promovendo diversas ações culturais a partir de suas bibliotecas, cujas gestões são empreendidas pelos membros das comunidades locais.

O Ler para Crer foi financiado de 2009 a 2013 pelo Ministério da Cultura (MINC), congregando vários alunos de graduação em suas ações. Em 2010, ganhou o prêmio nacional Viva Leitura, do MINC e do Ministério da Educação (MEC).

OS AUTORES – São autores da coletânea os seguintes professores: Alain Souto Rémy, Ana Maria Sá de Carvalho, Juliana Buse de Oliveira Rémy, Luiz Tadeu Feitosa, Maria Eugênia Bentemuller Tigre, Virgínia Bentes Pinto, Lídia Eugênia Cavalcante e Fátima Maria Alencar Araripe.

Fonte: Prof. Tadeu Feitosa e Profª Lídia Eugênia – fones: 85 3366 7696 e 3366 7697