Internacionalização do conhecimento é tema de palestra no Pici nesta sexta-feira (6)

Será realizada nesta sexta-feira (6), a partir das 10h, a palestra "Internacionalização do conhecimento", ministrada pelo Prof. Tito Lívio Cruz Romão, titular da Coordenadoria de Assuntos Internacionais da UFC. O evento integra o Seminário em Engenharia Agrícola (I e II), do Departamento de Engenharia Agrícola da Instituição. Será no auditório do Bloco 804 (Centro de Ciências Agrárias, Bloco 804 – Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), sem necessidade de realizar inscrição prévia. A atividade é gratuita e, caso haja interesse, a organização emitirá certificado de participação.

O Prof. Tito Lívio Cruz Romão é doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É também coordenador institucional do Programa Ciência sem Fronteiras na UFC e tradutor público e intérprete comercial para a língua alemã nomeado pela Junta Comercial do Estado do Ceará. Desde 1993 é professor de língua e cultura alemãs no Curso de Letras Português-Alemão da UFC e, desde 2014, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Instituição. Atualmente está traduzindo uma série de histórias clínicas de Sigmund Freud.

Entre 1997 e 2001 foi leitor brasileiro, vinculado ao Itamaraty, no Centro de Ciências da Translação da Universidade de Viena. Desde 2011 faz parte da Associação Cearense de Tradutores Públicos e é vice-presidente da Associação Norte-Nordeste de Professores de Alemão. É membro-fundador da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. Na UFC também é coordenador institucional do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação (PAEC), uma iniciativa conjunta do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, da Organização dos Estados Americanos (OEA) e diversas instituições de ensino superior brasileiras.

Fonte: Luis Camboim, do Departamento de Engenharia Agrícola – fone: 85 3366 9761