Procurar no portal

Homenagem às mulheres que fazem a UFC

Imagem: Servidora Márgeri Cavalcante França, do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada, recebe a Medalha do Mérito Administrativo (Foto: Ribamar Neto - 05/11/2013)Começou o mês de março e chega o momento de não só homenagear as mulheres, mas parar para refletir sobre o papel que elas desempenham na sociedade. Na UFC, as 2.826 servidoras representam mais da metade do quadro funcional (51,3%), incluindo técnico-administrativos e docentes. Ou seja, as mulheres já são maioria, e isso é uma conquista a ser comemorada, já que há pouco tempo a inserção das mulheres no mercado de trabalho e na vida acadêmica era bastante reduzida. Mas a luta continua, agora para conquistar cargos de direção.      

Mulheres como Maria Graziela Teixeira Barroso, enfermeira, fundadora do Curso de Enfermagem da UFC; Zuleica Braga de Lima Guedes, farmacêutica, professora do Centro de Ciências Agrárias, uma das primeiras professoras da UFC a receber o título de mestre; e a primeira professora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (Faced), Zélia Sá Viana Camurça, fizeram história na UFC e abriram as portas para as mulheres no espaço acadêmico.

Hoje, das 825 mulheres que estão nas salas de aula da UFC como professora, 584 têm doutorado. Esse número mostra que a formação acadêmica e a qualificação são prioridade na vida da mulher, possibilitando-lhe ocupar o lugar que hoje se encontra.

Nos diversos setores administrativos da UFC  coordenações, departamentos, pró-reitorias , as mulheres ocupam 57,9% das vagas de técnico-administrativo. E das 2.001 servidoras técnico-administrativas, 943 já fizeram pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), mostrando o potencial de crescimento profissional que essas mulheres possuem.

A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) quer homenagear essas mulheres que fazem a Instituição melhor a cada ano no Conexão. Se você trabalha ou conhece alguma mulher servidora que desempenhe ou tenha desempenhado um trabalho admirável, que tenha uma história de vida de superação, que represente a UFC nesses 60 anos, envie sua sugestão de homenageada com uma justificativa breve para o Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Lembre-se de colocar seus contatos no e-mail. As suas sugestões serão recebidas até 13 de março (sexta-feira).

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300