Palestra na Engenharia de Computação, sexta-feira (6), enfoca a Internet das coisas

Imagem: O palestrante Marcelo Lubaszewski falará sobre soluções em semicondutores para o desenvolvimento da chamada Internet das coisas no Brasil (Foto: revista Amanhã)Nesta sexta-feira (6), às 10h, o presidente interino do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (CEITEC), Marcelo Lubaszewski, apresenta palestra sobre soluções em semicondutores para o desenvolvimento da chamada Internet das coisas no Brasil.

O evento ocorre no auditório do Centro de Tecnologia (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, bloco 712) e marca o ingresso da primeira turma do Curso de Engenharia de Computação da UFC. A conferência, aberta ao público, é voltada para alunos, professores e profissionais da área de tecnologia da informação e comunicação.

O conceito de Internet das coisas se refere à evolução tecnológica que tem como objetivo conectar aparelhos eletrônicos usados no dia a dia à rede mundial de computadores. Pesquisadores investigam formas de convergência e transmissão de dados para aprimorar as novas gerações de dispositivos, cada vez menores e com maior capacidade de interação.

SOBRE O PALESTRANTE – Marcelo Lubaszewski é doutor em Microeletrônica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, na França, e professor da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS). Foi coordenador da Comissão Especial de Concepção de Circuitos Integrados da Sociedade Brasileira de Computação, conselheiro da Sociedade Brasileira de Microeletrônica e coordenador do Comitê Assessor de Microeletrônica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Lubaszewski é também membro do Comitê Gestor do Programa Brasil e do conselho do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas. A partir de 2011, primeiro como superintendente e depois como diretor, passou a liderar a equipe responsável pelo projeto de circuitos integrados da CEITEC S.A. Em julho de 2011, assumiu o cargo de presidente interino da empresa.

Fonte: Coordenação do curso de Engenharia de Computação – fone: 85 3366 9608