Entenda o processo de avaliação de desempenho dos servidores

O período de avaliação de desempenho dos servidores técnico-administrativos estáveis começa no próximo mês de abril e continua até 31 maio. Neste período, ocorrem as quatro fases de avaliação: autoavaliação (on-line), avaliação pela chefia imediata (on-line), reunião entre avaliador e avaliado e reunião entre avaliador e avaliados (gestor e avaliados). As fases on-line devem ser realizadas através do sistema RHnet, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Coordenada pela Progep, por meio da Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho (Dicad) da Coordenadoria de Desenvolvimento e Capacitação (Codec), a avaliação objetiva verificar o desempenho do servidor no cargo ou na função, bem como seu potencial de desenvolvimento, através do acompanhamento do trabalho realizado por ele no período de 1º de abril de 2014 a 31 de março de 2015.

Devem participar do processo de avaliação os servidores estáveis, que concluíram o estágio probatório, em exercício de função gestora ou não, e docentes ocupantes de cargos de direção CD3 e CD4 vinculados às áreas administrativas.

É importante avaliar para melhorar o desempenho dos servidores e de seu nível de satisfação através da adequação do servidor ao trabalho realizado. Em termos específicos, a avaliação contribui para identificar a necessidade de aperfeiçoamento dos servidores e diagnosticar situações-problema em relação à Instituição, além de levantar a necessidade de acompanhamento e remoção do servidor, fornecendo subsídios para o dimensionamento da força de trabalho na Universidade. É também através desse processo de avaliação que o servidor técnico-administrativo poderá obter a progressão profissional por mérito.

Servidores movimentados ou redistribuídos devem atentar para as seguintes observações:

– O servidor estável redistribuído somente será avaliado se estiver por mais de seis meses na Universidade no período a que se refere a avaliação. Caberá ao servidor redistribuído providenciar na instituição de origem o histórico da avaliação de desempenho para fins de alimentação do sistema;
– O servidor será avaliado pelo gestor imediato atual desde que a ele esteja subordinado por período igual ou superior a seis meses; caso contrário, o servidor será avaliado pelo gestor com o qual permaneceu por mais tempo no ano correspondente à avaliação.

Fonte: Divisão de Carreira e Avaliação de Desempenho (Dicad) – fone: 85 3366 7408