Prof. Antônio Gomes de Souza Filho recebe título de Cidadão Honorário de Fortaleza

Imagem: Antônio Gomes (ao centro) e os filhos Maria Clara Ximenes Gomes e João Lucas Ximenes Gomes, a esposa Sônia Maria Ximenes Gomes (esquerda) e a vereadora Germana Soares (direita) (Foto: Divulgação)O Prof. Antônio Gomes de Souza Filho, do Departamento de Física da UFC, recebeu o título de Cidadão Honorário de Fortaleza na última quinta-feira (12), no Plenário Fausto Arruda, da Câmara Municipal. O projeto de decreto legislativo foi de autoria da vereadora Germana Soares.

Antônio Gomes de Souza Filho recebeu a honraria por "seus inúmeros trabalhos na área de Ciências Físicas, como também na participação em diversos segmentos na área científica", de acordo com a justificativa da vereadora.

Nascido em Jucás (CE), em 12 de junho de 1975, Antônio Gomes de Souza concluiu os estudos primários no município de nascimento e a formação secundária na Escola Agrotécnica Federal de Iguatu. Formou-se bacharel em Física pela UFC em 1997. Desenvolveu trabalho de Iniciação Científica.

Obteve título de Mestre em Física e doutorou-se em Ciências pela UFC, em 2001, com a realização de estágio sanduíche no MIT (EUA). Foi nomeado membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências em 2011. Atualmente é professor associado I do Departamento de Física e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, além de bolsista de produtividade do CNPq, nível 1B.