Conheça as mulheres que fazem história na UFC

O Conexão de hoje é especial e apresenta o perfil de algumas mulheres que foram indicadas por colegas para receber a homenagem pelo dia da Mulher, seja pela sua história de vida ou destaque profissional. Recebemos vários e-mails e esperamos que todas as servidoras possam se sentir homenageadas através das colegas indicadas.

A comemoração na UFC continua com a programação realizada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) para as servidoras, hoje (24), no salão da Progep e nos jardins da Reitoria. Com início previsto para as 17h, serão realizadas aulas de ioga, apresentação do esquete do Projeto Quero Ver Teatro e meditação.

A apresentação teatral com o tema "Mulher" é inspirada no texto "Mulheres", de Luís Fernando Veríssimo, e tem no elenco servidores da Universidade. Para os exercícios de ioga e meditação, recomenda-se o uso de roupas de ginástica. A programação é aberta a todos os servidores interessados e não é preciso realizar inscrição prévia.

Abaixo, deixamos registradas as sugestões recebidas como forma de agradecer a participação dos colegas e homenagear as servidoras:

Profª Fatima Costa (Departamento de Ciências da Informação). Está na Instituição há 30 anos contribuindo para o desenvolvimento do Ensino e da Gestão na UFC. Atuou como diretora do Centro de Humanidades durante oito anos; foi criadora do Departamento de Ciências da Informação, ocasionando importante reconfiguração na área CHII da UFC.
(Sugestão enviada pelas professoras Gabriela Belmont, Maria Aurea Montenegro e Mayra Mesquita, do Departamento de Ciências da Informação).

Profª Virginia Bentes (Departamento de Ciências da Informação). Está na Instituição há 27 anos contribuindo para o desenvolvimento do Curso de Biblioteconomia. É uma incansável militante nas questões do reconhecimento social desse curso e uma das maiores pesquisadoras na área de Ciências da Informação. Foi responsável pelo projeto DINTER UNESP/UFC contribuindo para a qualificação dos colegas da Universidade.

Gostaria de indicar a servidora Emília Maria Holanda Crispim Diógenes, Analista de Tecnologia da Informação, lotada na Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), na Divisão de Portais Universitários (DPU), no Campus do Pici, para concorrer a essa homenagem de vocês. Ela está nesta Universidade há mais de 30 anos e foi a precursora na criação do primeiro portal desta Instituição e ainda contribui no seu desenvolvimento até hoje.
(Sugestão enviada por Sidney Freitas de Paiva, da Divisão de Portais Universitários - Secretaria de Tecnologia da Informação).

Antônia Ana Neri Galdino e Silva - Economista - Assessoria Técnica/PREX. Mesmo pertinho de se aposentar, Ana Neri faz seu trabalho com amor e dedicação! Com seu jeito terno, paciente e prático, ela busca soluções para os desafios que o trabalho apresenta, e lidera os bolsistas com o respeito e a empatia que essa categoria merece. É leal à chefia e aos colegas! É muito bom ter alguém como ela no ambiente de trabalho - alguém que busca sempre harmonizar todos para uma convivência diária muito prazerosa e produtiva! (Sugestão enviada por Karen Clark, da Pró-Reitoria de Extensão/UFC).

Nataly Alves Holanda - Assistente em Administração - Curso de Pedagogia/FACED. Responsabilidade e disposição para o trabalho são características bem destacadas dessa servidora! Mas não somente essas, como também um temperamento jovial e empreendedor que cativa os alunos do Curso de Pedagogia da UFC. É dinâmica, cheia de vida e com um espírito compadecido às necessidades alheias. Nataly tem um magnetismo pessoal bem marcante!
(Sugestão enviada por Karen Clark, da Pró-reitoria de Extensão/UFC).

Gostaria de homenagear a Profª Márcia Machado, por sua história de luta e superação, pela brilhante dedicação à UFC no seu excelente trabalho como Pró-Reitora de Extensão.
(Sugestão enviada por Liduína Lopes Alves, assessora de gabinete da Pró-Reitoria de Extensão/UFC).

Sugiro homenagear a professora aposentada Maria do Carmo Medeiros, farmacêutica que foi assistente do grande professor catedrático Oswaldo Rabelo. Seguindo os passos do mestre, foi pioneira em pesquisas importantes nas décadas de 1970 e 1980 coordenando projetos que envolviam professores e estudantes da área de saúde, química, química industrial e engenharia química, desenvolvendo sua capacidade de pesquisa e auxiliando no aprimoramento da sua formação.
(Sugestão enviada por Ana Paula de Medeiros Ribeiro, da Faculdade de Educação - Departamento de Teoria e Prática do Ensino).

Maria Eliete de Oliveira (in memoriam), falecida em agosto de 2014, foi um verdadeiro ícone da Biblioteca Universitária. Mais conhecida com Lili, ingressou na UFC no dia 1º de fevereiro de 1979, e trabalhou desde o início na Biblioteca de Ciências e Tecnologia. Segundo seus colegas, o setor de empréstimo foi aquele com o qual mais se identificou na biblioteca, pois considerava gratificante o contato direto com os usuários, pelos quais se mostrava muito entusiasmada. Antes dele, trabalhou na guarda de livros, atividade que considerava importante para o conhecimento do acervo. Um dos maiores desafios na sua vida profissional foi a chegada do empréstimo automatizado. Estranhou a mudança, mas com o incentivo e a ajuda dos colegas, principalmente de Marcos Malheiros e Jonatan Soares, aprendeu a utilizar o Sistema Pergamum, superando as dificuldades iniciais. Foi referência no empréstimo, contribuindo para a melhoria do serviço.
(Sugestão enviada por Diana Maria Flor de Lima Rifane, Bibliotecária / Divisão de Coordenação de Bibliotecas).

Fanny Abitbol de Menezes Rolim. Por ser uma servidora que é um dos pilares técnico-administrativos da Divisão de Apoio Psicossocial, da Progep.

(Sugestão enviada por Valder Magalhães Jr.)