Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Professora da Faculdade de Medicina conquista o 1º lugar do Joseph Lister Award

Imagem: Profª Paula Goes ao lado de poster do trabalho que investiga os efeitos da calêndula na doença periodontal experimental (foto: Divulgação)A Profª Paula Goes, do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (PCMF) da UFC, foi agraciada com o Joseph Lister Award, premiação dada no 93º Encontro da Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia (IADR), com o trabalho intitulado Effects of Calendula officinalis on inflammatory bone loss. O evento aconteceu em Boston, Massachusetts (EUA), de 11 a 14 de março.

A pesquisa inédita investiga o efeito da Calendula officinalis (planta medicinal também conhecida como calêndula ou margarida) na doença periodontal experimental. O trabalho foi selecionado entre os oito melhores do encontro e ao final conquistou o primeiro lugar.

"A calêndula é uma planta já bem usada como produto calmante para a pele, em sabonetes e cremes, mas na Odontologia o extrato bruto dessa planta ainda não é muito explorado. Verificamos efeitos antiinflamatórios e antirreabsortivos (inibem a reabsorção do osso) da calêndula para tratamento da doença periodontal. A ideia é essa pesquisa siga e possa possibilitar a criação de um composto que possa ser incorporado, a um baixo custo, em pastas de dentes ou bochechos para prevenção de doenças orais", comenta a pesquisadora.

O estudo teve início em 2012 com apoio do Edital Jovem Pesquisador da Funcap. Foi desenvolvido pela Profª Paula Goes, e a aluna de iniciação científica Joanna Trycia Magalhães Alexandre, do Curso de Odontologia da UFC em Sobral.

Teve parceria com o Laboratório de Farmacologia de Sobral, coordenado pelas professoras Hellíada Chaves e Mirna Marques; com o Núcleo de Estudos em Microscopia e Processamento de Imagens (NEMPI), coordenado pela Profª Gerly Anne de Castro Brito; e o Departamento de Periodontia e Cirurgia Buco-maxilo-facial, na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, em colaboração com a Profª Flávia Furlaneto.

SAIBA MAIS – A Calendula officinalis – calêndula ou margarida – é uma planta medicinal que tem sido usada no tratamento de problemas de pele e da dor como bactericida, antisséptico e anti-inflamatório.

Fonte: Faculdade de Medicina da UFC – fone: 85 3366 8001

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300