Seminário Saberes e Vivências promove diálogos entre psicologia, medicina, arte e ufologia

O seminário Saberes e Vivências: Arquitetando Conhecimentos será realizado na próxima terça-feira (31), a partir das 14h, no Auditório Rachel de Queiroz, do bloco Ícaro de Sousa Moreira (Av. da Universidade, 2762 – área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica) da UFC.

O evento visa promover discussões a respeito de como são adquiridos, desenvolvidos e disseminados os diversos tipos de conhecimento (científico, religioso, filosófico, senso comum/popular e artístico). É aberto ao público em geral, e os interessados podem se inscrever através do formulário on-line. As vagas são limitadas.

O encontro terá a participação dos seguintes palestrantes: Prof. Luiz Porto, médico oncologista, idealizador do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), projeto de extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina; Prof. Tilso Bataglia, do Curso de Filosofia na UFC; Pablo Schejtman, doutor em Psicologia pela Universidade Buenos Aires e integrante da Sociedade Israelita do Ceará; Prof. Pedro Eymar, diretor do Museu de Arte da UFC (MAUC); e Carlos Airton, pesquisador de fenômenos ligados  a objetos voadores não identificados há 35 anos, consultor da revista UFO. Ele foi, ainda, membro do antigo Centro de Pesquisas Ufológicas do Ceará.

O seminário é organizado por alunos da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, ministrada pelas professoras Virgínia Bentes e Isaura Oliveira, do Curso de Biblioteconomia da UFC. Elas dizem que, ao ministrar a disciplina, pretendem aproximar os alunos da pesquisa acadêmica.

Acrescentam que, ao apresentar os diversos tipos de conhecimentos – desde os saberes mais convencionais e reconhecidos pela área acadêmica aos mais populares – buscam tornar o aprendizado atraente e, ao mesmo tempo, efetivar a transdisciplinaridade. Outras informações estão na página do seminário no Facebook.

Fontes: Professoras Virgínia Bentes e Isaura N. Sombra Oliveira, do Curso de Biblioteconomia da UFC – fone: 85 3366 7702