Projeto Agentes de Comunicação é lançado durante capacitação sobre Comunicar Bem na UFC

Imagem: Projeto visa criar uma rede de comunicadores na UFC (Foto: Junior Panela)Com o objetivo de capacitar servidores da Universidade Federal do Ceará para serem colaboradores da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional (CCSMI), foi realizado o curso de capacitação Comunicar Bem na UFC. Organizado pela CCSMI em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, o treinamento ocorreu no dia 27 de março, das 8h30min às 16h30min, na Sala de Seminários da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

No evento, foi lançado o projeto Agentes de Comunicação, que visa criar uma rede de colaboradores que atuem de forma sistemática, permitindo a disseminação da informação de forma mais adequada e eficaz em uma instituição cuja comunidade universitária é composta por cerca de 50 mil pessoas, distribuídas por todo o Ceará.

O treinamento integra o cronograma de ações de capacitação previstas para o primeiro semestre de 2015 oferecidas pela Divisão de Formação Profissional (Difop) da Progep. Nesta primeira experiência foram ofertadas 45 vagas, tendo como público-alvo secretários de departamentos ou coordenações, servidores técnico-administrativos e docentes que atuam nos setores de atendimento.

Com a participação de instrutores da CCSMI e da Progep, o treinamento teve a coordenação da jornalista e servidora técnico-administrativa Milena Ribeiro. O programa começou com um trabalho de consciência corporal e comunicação intrapessoal, seguido de comunicação interpessoal e apresentação dos participantes. O Coordenador de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, Prof. Raimundo Nonato Lima, falou sobre a comunicação na UFC, a missão da Universidade de gerar e difundir conhecimentos e sua responsabilidade social.

Imagem: Projeto visa criar uma rede de comunicadores na UFC (Foto: Junior Panela)O programa prosseguiu com exposição da jornalista e servidora técnico-administrativa Cristina Brito, da Progep, sobre o conceito de comunicação, identificação dos elementos do processo de comunicação, das formas eficazes de atendimento e de comunicação em grupo, bem como dos ruídos na comunicação. Após a apresentação, os participantes realizaram trabalho em grupo para diagnosticar prós e contras da comunicação em seus setores.

Na parte da tarde, após o intervalo do almoço, a jornalista Milena Ribeiro fez apresentação sobre a UFC e a interface com os meios de comunicação, detalhou o trabalho realizado pela CCSMI e seus produtos, como o Jornal da UFC, o programa UFC TV, o portal www.ufc.br, o Guia de Fontes, a revista Universidade Pública, dentre outros. Ela também apresentou o projeto Agentes de Comunicação.

AGENTES DE COMUNICAÇÃO – Pela proposta, os Agentes de Comunicação deverão atuar sob orientação da CCSMI nas diversas áreas da instituição na disseminação de informações e campanhas da Universidade, na obtenção de feedback do processo de comunicação, identificação de temas demandados pelas áreas e equipes e envio de sugestão de pautas com as ações, projetos e eventos locais. Na ocasião, foi distribuído formulário para que os participantes se voluntariassem para o projeto. A intenção da CCSMI é promover outras edições do treinamento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.