UFC faz doação de material reciclável para rede de catadores

Imagem: Catadores separando material reciclável doado pela UFCPerto de uma tonelada de material reciclável recolhido pela UFC está sendo doada para a Rede de Resíduos Sólidos Recicláveis do Estado do Ceará. A doação ocorre no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Parte do material foi levada pelos catadores na manhã desta quinta-feira (16) e o restante será retirado amanhã (17). O recolhimento e o repasse de itens recicláveis integram as ações desenvolvidas pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos (Progere) da UFC.

O diretor da Divisão de Gestão Ambiental da UFC, Geovany Rocha, explica que existe uma parceria entre a Universidade e a rede de catadores, que reúne várias associações. A cada doação, uma associação integrante da rede é contemplada através de sorteio para receber parte dos resíduos, juntamente com a rede. Nesta edição, a entidade beneficiada é a Associação Raio de Sol, do bairro Genibaú.

Os itens coletados na Universidade - que são principalmente papel branco, papel misto e papelão - são levados para as associações e passam por triagem. Em seguida, o material é vendido e a renda é revertida para os catadores, que então apresentam um relatório à UFC. De janeiro de 2009 a dezembro de 2014, a UFC já doou 73 toneladas de recicláveis, o que rendeu para as associações o valor de R$ 16.236,00. "Esse número vai aumentar com a nova doação, porque conseguimos uma grande quantidade de materiais, tanto que eles não conseguiram levar em um único dia", diz Rocha.

SAIBA MAIS – Ao longo dos últimos anos, a UFC tem promovido mudanças administrativas para evitar desperdícios, racionalizar o consumo e otimizar o uso de recursos. As ações de sustentabilidade estão previstas no Plano de Logística Sustentável da UFC, formalizado em 2013. Em março de 2015, foi lançada a campanha UFC Sustentável, que reúne uma série de iniciativas com o objetivo de estimular o uso consciente dos bens públicos.

Fonte: Geovany Rocha, diretor da Divisão de Gestão Ambiental da UFC – fone: 85 3366 7348