Secretaria de Acessibilidade da UFC lança "multa moral" para sensibilizar motoristas

Imagem: A "multa moral" tem o objetivo de sensibilizar sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência (Foto: Rafael Cavalcante)Garantir o direito às vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência é um desafio contínuo. Incentivar o uso correto dessas vagas é necessário para conscientizar as pessoas de que esse é um direito que precisa ser respeitado.

Nesse sentido, a Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui inicia uma campanha que já vem sendo praticada em algumas cidades do País: a "multa moral".

O objetivo é envolver a sociedade na fiscalização das vagas reservadas e de outras estruturas acessíveis, buscando chamar a atenção para a importância da acessibilidade na inclusão social. Além das vagas de estacionamento, a "multa moral" também será aplicada quando houver o bloqueio de rebaixamentos de guia, calçadas, rampas e outras estruturas.

A campanha vai contemplar não somente os espaços da Universidade, mas também outros pontos da cidade. Basta perceber que o direito à acessibilidade está sendo desrespeitado para que a multa moral possa ser aplicada. Veja como participar da campanha:

Seja um "fiscal":
    – adquira seu panfleto da "multa moral" através do link disponível para download, ou, se preferir, adquira-o gratuitamente na Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui (Av. da Universidade, 2683, bloco 4, área 1 do Centro de Humanidades – Prédio da Biblioteca de Ciências Humanas);

– fique atento às vagas reservadas e outras estruturas acessíveis no seu dia a dia, dentro e fora da Universidade, sempre com um panfleto em mãos;

– se você perceber alguma irregularidade, aplique a "multa moral", afixando o panfleto no automóvel ou outro veículo de transporte infrator, tais como bicicletas e motocicletas;

– tire a foto da multa moral e envie para a página da Secretaria no Facebook. Divulgue a iniciativa e convide outras pessoas a se tornarem "fiscais" da acessibilidade.

Fonte: Secretaria de Acessibilidade UFC Inclui – fone: 85 3366 7660