Memorial preserva a trajetória da fundadora do Curso de Enfermagem da UFC

Imagem: Parentes, colegas de profissão, amigos, ex-alunos e admiradores participaram da inauguração do Memorial em homenagem à Profª Grasiela Teixeira (Foto: Guilherme Braga)Foi inaugurado, na manhã da última sexta-feira (15), no Campus do Porangabuçu, o Memorial Maria Grasiela Teixeira Barroso, que reverencia a memória da enfermeira responsável pela implantação do Curso de Enfermagem na UFC. O Prof. Henry de Holanda Campos, Reitor em exercício da UFC, afirmou na ocasião que "ser testemunha daquele momento era muito prazeroso, por ser um ato de reconhecimento a quem muito fez e que, infelizmente, em nossa cultura não é muito frequente". Considerou uma atitude louvável a dos que fazem o Departamento de Enfermagem, destacando o trabalho da Profª Dalva dos Santos Alves, que coordenou a organização do espaço.

E foi a Profª Dalva Alves que falou sobre a homenageada, relembrando sua trajetória como professora, gestora e pesquisadora, e dando detalhes que caracterizavam a Profª Grasiela Barroso, como o de comprar sempre dois livros iguais (didáticos) – um para ela e outro para emprestar a alunos e colegas – e o fato de manter, até o final da vida, a assinatura de mais de 35 revistas – nacionais e internacionais – relativas à sua área.

Veja outras imagens da inauguração no Flickr da UFC

O Memorial está localizado no primeiro piso do bloco do Curso de Enfermagem, vizinho ao auditório que também leva o nome de Grasiela, ao lado da sala da Chefia do Departamento, "de modo que está muito presente entre nós", sendo de fácil acesso para visitas que, assim, poderão conhecer a história da professora, destacou a Profª Dalva.

Imagem: Parentes, colegas de profissão, amigos, ex-alunos e admiradores participaram da inauguração do Memorial em homenagem à Profª Grasiela Teixeira (Foto: Guilherme Braga)A vida da Profª Grasiela Teixeira Barroso motivará capítulo de um livro que está sendo editado pela Universidade de São Paulo (USP), e no qual estão inseridos os profissionais que mais contribuíram para o fortalecimento e o engrandecimento da Enfermagem no Brasil.

GRATIDÃO – "Agradecemos a homenagem feita pelo Departamento de Enfermagem, que era como se fosse a casa de minha mãe, ou melhor, muitas vezes era a sua primeira casa", assegurou o filho Vicente Barroso, que falou em nome da família. Citou o apoio que a mãe recebia de seu pai, Sérvulo Mendes Barroso, para todas as iniciativas que tomava. "A vida de minha mãe foi direcionada para valorizar a Enfermagem, para obter dias melhores para os profissionais, e sempre foi pautada na ética", afirmou.

Ele ainda lembrou da festa dos 80 anos de vida da mãe, quando um dos presentes afirmou que ela ainda viveria mais 20 anos. "Vemos hoje que ela não viverá somente 20 anos, viverá mais 30, 40 e sempre na memória de quem conhecerá seu trabalho, por meio do Memorial", finalizou. Presentes à solenidade, também, os outros dois filhos da homenageada, Rômulo e Maria Eugênia (que recebeu um buquê de flores das mãos da Profª Gorete Queiroz, Diretora da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem - FFOE).

RECORDAÇÕES – O Prof. Henry Campos lembrou que conheceu a Profª Grasiela Barroso quando ainda era criança, porque sua mãe foi paciente de seu marido, Sérvulo Barroso, dentista. "E por isso, sempre que nos encontrávamos aqui na Universidade, ela me cumprimentava com um: "como vai, menino?"".

Para o Prof. Henry Campos, a Profª Grasiela Barroso foi uma mulher à frente do seu tempo em todos os sentidos. A excelência do Curso de Enfermagem da UFC é resultado de um começo bem alicerçado, pois "ela sempre pugnou, por exemplo, para que estudantes começassem a praticar desde cedo a profissão". O Prof. Henry falou também das bandeiras levantadas por ela, como o espaço profissional do enfermeiro e a importância da pesquisa. Por fim, augurou que a Profª Grasiela continue sendo "o farol que ilumina o curso e a profissão de enfermeiros no Ceará e no Brasil".

Imagem: Placas, medalhas e outros prêmios recebidos pela Profª Grasiela Barroso estão à mostra no memorial (Foto: Guilherme Braga)Além do Reitor em exercício, compuseram a mesa que presidiu a cerimônia a Profª Gorete Rodrigues de Queiroz, Diretoria da FFOE; Eucléa Vale, presidente da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará; Profª Vera Cardoso Leitão, Chefe do Departamento de Enfermagem, e Profª Dalva Santos Alves. Presentes à solenidade, os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira, e de Planejamento, Prof. Ernesto Pitombeira.

PERFIL – Maria Grasiela Teixeira Barroso faleceu no dia 13 de maio de 2011. Ela foi consultora do Ministério da Educação e fundou o Programa Especial de Treinamento (PET) de Enfermagem, em 1988, pioneiro do Brasil na área. Em 1994, recebeu o título de Professor Emérito da UFC.

Em 2001, foi agraciada com o Mérito de Personalidade, pelo apoio prestado ao engrandecimento da Enfermagem no Ceará, pela Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Ceará. Ao longo de sua vida profissional, recebeu 39 prêmios e homenagens. Reconhecendo a atuação da professora, a Câmara dos Vereadores de Fortaleza criou a Medalha Grasiela Barroso, concedida anualmente a três personalidades da Enfermagem no Ceará.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331