Curso de Dança leva performance artística a três cidades do Interior; Aracati será a primeira

Imagem: A performance aborda a relação com os espaços públicos (Foto: Divulgação)Tem início no próximo sábado (23), no município de Aracati, o ciclo de apresentações, no interior do Estado, da performance "Pedras portuguesas e pedras que se deslocam", do Curso de Dança da UFC.

Estudando a relação entre os espaços públicos, as experiências vividas e as questões referentes aos afetos nas cidades, a performance busca incluir o "espectador" na ação, construção e transformação dos corpos e dos espaços em performatividades sociais.

Em Aracati, o evento será na Praça Marcelino Champagnat, a partir das 16h. O projeto também realizará intervenções urbanas em praças de outras duas cidades do Ceará: Quixadá (21 de junho) e Juazeiro do Norte (24 de julho).

"A ideia surgiu em 2012, quando fui a Portugal através do Programa Ciências sem Fronteiras. Lá, ao me sentir desterritorializada, procurei algo que pudesse me religar a Fortaleza. Foi daí que percebi na pedra portuguesa, comum aqui na cidade, esse vínculo", explica Ana Carla de Souza, estudante do 8º semestre do Curso de Dança e autora do projeto.

Imagem: Três municípios do Interior receberão a performance (Foto: Divulgação)Segundo a aluna, cada ação leva, em média, duas horas e conta com os espaços urbanos e pedras portuguesas como elementos artísticos. "No Projeto, cada performance chamo de acontecimento poético em que procuramos interagir e perceber a relação das pessoas com os lugares pelos quais estão passando", destaca.

A primeira atividade da intervenção urbana ocorreu no último dia 25, na Praça dos Voluntários (Praça da Polícia Civil), em Fortaleza. "Está sendo muito bacana compreender a percepção das pessoas. Uma pessoa chegou à gente e disse que achava que aquilo era uma ação ecológica; já uma senhora de uma banquinha de vendas ficou rindo e acompanhando ao longe, indo conversar com nosso fotógrafo depois. Então, nesse projeto, a gente tem aprendido a conversar como artista, a sentir as pessoas como parte do processo poético", destaca a autora.

O Projeto "Pedras portuguesas e pedras que se deslocam" foi um dos contemplados com o Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) – 2014.

Com investimento total de R$ 3 milhões, provenientes do Ministério da Cultura/Secretaria-Executiva/Fundo Nacional de Cultura, a seleção contemplou 70 de 1.036 projetos inscritos.

Também participam do Projeto a egressa do curso Inélia Cardoso Brito Braga, o aluno da licenciatura em Teatro da UFC Dario Ferreira de Albuquerque, com orientação do Prof. Pablo Assumpção, também do Curso de Dança da UFC.

Fonte: Ana Carla de Souza, autora do projeto e aluna do Curso de Dança da UFC – fone: 85 3025 3781