Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Professores e alunos fazem avaliação institucional no período de 1º a 15 de junho

Imagem: Avaliação institucional poderá ser feita de 1º a 15 de junho, no SIGAAAté a próxima segunda-feira, 15 de junho, todos os alunos e professores de graduação presencial da UFC têm a oportunidade de refletir e opinar sobre a qualidade de seus cursos. Com o lema "Dizer o que pensa gera possibilidades", a nova edição da avaliação institucional quer dar voz à comunidade universitária, fazendo com que professores e alunos assumam o protagonismo do processo avaliativo.

Leia mais: Veja taxas de participação na 1ª avaliação institucional da UFC; a meta é superá-las

A UFC entende que aqueles que estão em sala de aula, vivendo o dia a dia da graduação, é que possuem as condições de aferir a qualidade dos cursos. O resultado da avaliação institucional ajudará a Universidade a traçar um diagnóstico da área, possibilitando o reconhecimento de práticas positivas e a identificação de eventuais fragilidades.

A participação na avaliação institucional é destinada a alunos e professores das graduações presenciais. Por meio de formulários disponíveis no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), durante período de 1º a 15 de junho, os alunos opinarão sobre os seguintes aspectos: atuação dos docentes, atuação da coordenação e condições de funcionamento do curso (infraestrutura, biblioteca, laboratório etc.), além de fazerem uma autoavaliação.

Já os professores avaliarão o conjunto de alunos das turmas para as quais ministram aulas e as condições de trabalho, além de também realizarem uma autoavaliação.

COMO FAZER – A plataforma a ser utilizada poderá ser acessada no menu Ensino do SIGAA e contém as mesmas perguntas apresentadas na fase de testes do sistema, em novembro de 2014. O processo é totalmente anônimo.

Na página oficial da UFC no Facebook há álbuns de passo a passo de como estudantes e professores podem avaliar seus cursos.

VANTAGENS – Uma das características desse modelo de avaliação é a agilidade. A estimativa é de que cada aluno e professor leve cerca de 15 minutos para responder aos formulários.

O processo de autoavaliação institucional é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), presidida pelo Prof. Hermógenes David de Oliveira, e pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSA) de cada unidade acadêmica, seguindo as diretrizes e o roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).  

Os dados coletados servirão de base para a elaboração de relatórios cujo objetivo é o aperfeiçoamento da graduação na UFC. No final do processo, os relatórios serão encaminhados para as unidades acadêmicas, que contarão com as coordenações de cursos na elaboração de planos de melhoria com metas de curto, médio e longo prazo.

Os docentes poderão visualizar o resultado de sua avaliação através do SIGAA, e os estudantes terão acesso aos relatórios e planos de melhorias a serem publicizados em um sítio próprio da CPA, em fase de construção.

Novas informações serão divulgadas nos próximos dias, no portal da UFC. Dúvidas podem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Prof. Hermógenes David de Oliveira, Presidente da Comissão Própria de Avaliação da UFC e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300