Práticas culturais africanas na formação de professores em debate na sexta-feira (29)

Imagem: Capa do livro "Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores", da Profª Sandra Petit (Imagem: Divulgação)Será realizado nesta sexta-feira (29), a partir das 16h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica), o seminário "Olhares sobre a Pretagogia: saberes e práticas da cultura de matriz africana para a formação de professoras e professores". O evento contará com duas mesas-redondas, atividade cultural e lançamento de livro.

A atividade começa com mesa-redonda que discutirá o tema "Pretagogia em ação: relação pesquisa e formação", com as professoras Alessandra Masulo, Carmem Barbosa, Inês Almeida e Kellynia Alves, todas da UFC. Em seguida, será realizada a atividade cultural "Maria das Vassouras e Esteiras de Histórias", às 17h30min.

Às 18h30min, o segundo momento de discussões do evento falará sobre o tema "Contribuições da pretagogia na formação de professores para a transposição didática das culturas africanas e afro-brasileiras na efetivação da Lei nº 10.693/03". Integram a mesa as professoras Heloísa Lima, da Universidade Paulista (Unip); Cícera Nunes, da Universidade Regional do Cariri (Urca); Geranilde Silva e Rebeca Alcântara, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e Sandra Petit, da UFC.

O seminário será encerrado com coquetel e o lançamento do livro Pretagogia: pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professoras e professores, da Profª Sandra Petit, coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace), que realiza o evento.

Interessados podem se inscrever através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações na página do Nace no Facebook.

Fonte: Profª Sandra Petit, coordenadora do Núcleo das Africanidades Cearenses (Nace) – fone: 85 3366 7665