UFC apoia curso sobre controle cidadão da gestão pública

Imagem: Curso sobre controle cidadão da gestão pública (Imagem: Divulgação)O que é controle social? O que é um Tribunal de Contas? Qual o seu papel na gestão pública? Como funciona? Qual a importância de um Tribunal de Contas para o dia a dia do cidadão? Essas e outras questões compõem o conteúdo do curso "TCE – Controle Cidadão", desenvolvido na modalidade a distância pela Fundação Demócrito Rocha (FDR) e Universidade Aberta do Nordeste, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), e com apoio da Universidade Federal do Ceará.

O curso é organizado em 12 fascículos, que circularão às segundas-feiras no jornal O Povo, de 8 de junho a 23 de agosto. A ideia é focar na qualificação integrada e o aperfeiçoamento do diálogo e debate social, com base nas ferramentas de democracia participativa, tendo como eixo principal o controle pela sociedade civil organizada, movimentos sociais, alunos e professores de ensino médio e agentes públicos das contas de gestões públicas.

Os autores dos fascículos são: Ubiratan Aguiar, Gustavo Feitosa, Benedito Teixeira, César Barreto, Luiz Henrique Lima, Natália Martinuzzi, José Matias Pereira, Bruno Koner Comparatto e Rafael Barreto Souza. Pela Internet, é possível consultar perfil dos autores, calendário completo e conteúdo programático.

VIDEOAULAS – Os cursistas contarão, ainda, com videoaulas, por meio da TV O Povo, aos domingos, a partir do dia 21 de junho, às 12h40min, e reprises às quartas-feiras, às 6h30min. Depois, serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permite interação, discussões, contato com os tutores para eventuais dúvidas e questionamentos, além do acesso a todo o material didático no formato digital.

CERTIFICADO – Terá direito a certificado de extensão universitária (120 horas/aula), emitido pela FDR, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão da UFC, quem obtiver nota maior ou igual a seis, ou seja, acertar no mínimo 12 questões da prova on-line.

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fones: 85 3366 7452 e 3366 7453