Procurar no portal

33º Congresso da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos é aberto na UFC

Imagem: Cerca de 300 trabalhos científicos foram inscritos para o 33º Congresso da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos (Foto: Ribamar Neto)O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Gil Aquino de Farias, representando o Reitor em exercício, Prof. Henry Campos, abriu na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, a programação oficial do 33º Congresso da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos (Conference of Latin Americanist Geographers – CLAG).

O evento, com o tema "Interfaces do espaço latino-americano", ocorre pela primeira vez no Brasil com a participação, além de latino-americanos, de geógrafos dos Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Cerca de 300 trabalhos científicos foram inscritos para o encontro.

Para o Prof. Gil Aquino, o evento vem demonstrar a crescente internacionalização da UFC. Ao dar boas-vindas aos visitantes, ele destacou o desempenho do mestrado e doutorado em Geografia da Instituição, ambos com nota 5 na avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seguindo o ritmo de evolução, o programa de pós-graduação, na avaliação do Pró-Reitor estima que em breve atingirá o conceito 6.

Veja outras imagens da abertura do Congresso no Flickr da UFC

Da mesa de abertura do encontro, além do Prof. Gil Aquino, fizeram parte Andrew Sluyter, diretor executivo da CLAG; Jorn Seeman, também integrante da diretoria da entidade; o Prof. Javam Machado, vice-diretor do Centro de Ciências da UFC; a Profª Clélia Lustosa, chefe do Departamento de Geografia da UFC; e o Prof. Christian Dennys Monteiro de Oliveira, do Departamento de Geografia da UFC, presidente da comissão organizadora.

Imagem: Cerca de 300 trabalhos científicos foram inscritos para o 33º Congresso da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos (Foto: Ribamar Neto)Na parte da manhã, a primeira atividade foi a mesa-redonda sobre "Espaço-Tempo dos Estudos Latino-Americanistas", com participação de Andrew Sluyter e Jorn Seeman, ambos da CLAG, e do Prof. José Borzacchiello, da UFC, com mediação da Profª Maria Elisa Zanella. Foram tratadas questões como os conceitos de Geografia Latino-Americana e Geografia Latino-Americanista, o surgimento e evolução do estudo da Geografia no Brasil e a própria questão da identidade do que é ser latino-americano.

Ainda nesta quarta-feira, a programação continua com exposição de painéis e comunicações orais sobre três dos seis eixos de estudo: epistemologia, filosofia e educação geográfica; ecologia da paisagem, recursos e impactos ambientais e rurais; e estudos regionais e turísticos no desenvolvimento latino-americano.

Nesta quinta-feira (28), a mesa-redonda, a partir das 8h40min, será sobre "A CLAG e suas Interfaces com Grupos de Pesquisa". Ao longo do dia, os trabalhos a serem apresentados nos painéis e comunicações orais vão contemplar os outros três eixos de estudo do Congresso: geoprocessamento aplicado e Land Change Science na América Latina; redes econômicas, urbanização e fontes de energia; novas territorialidades e questões culturais contemporâneas.

Imagem: Cerca de 300 trabalhos científicos foram inscritos para o 33º Congresso da Conferência de Geógrafos Latino-Americanos (Foto: Ribamar Neto)Na sexta-feira, também a partir das 8h40min, haverá a mesa-redonda sobre "Olhares da CLAG: a latinidade no Brasil". No dia 30, o pós-congresso inclui visitas de campo na Capital e Interior. Na última terça-feira (26), o pré-congresso contou com  reunião da diretoria da CLAG com a comissão organizadora no miniauditório do Centro de Ciências, seguida da exposição da Profª Maria Gorett Tavares sobre o tema "A metodologia e a prática do geoturismo nos espaços urbanos", no auditório daquele Centro.

INTEGRAÇÃO – A CLAG foi fundada em 1970 por membros da Associação Americana de Geógrafos (AAG) com o objetivo de estimular a pesquisa sobre a Geografia da América Latina. Só mais de 40 anos depois o Brasil sedia um encontro da entidade. Na avaliação do Prof. Christian Dennys, a adesão de tantos pesquisadores e estudiosos ao evento superou as expectativas. Para ele, a realização do congresso pela primeira vez no País, promovendo a integração de pesquisadores dos demais países, permite "um olhar face a face para aquilo que não percebíamos". Outras informações no site do evento.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFC – fone: 85 3366 9489

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300