Orquestra de Câmara da UFC realiza hoje (23) concerto pelos 50 anos do Teatro Universitário

Imagem: Orquestra de Câmara da UFC (Foto: Ribamar Neto)A Orquestra de Câmara da UFC realiza nesta terça-feira (23), às 20h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, o concerto Brasilidade nordestina, como parte das comemorações de 50 anos deste equipamento cultural da Instituição. A entrada é gratuita.

O repertório terá, exclusivamente, obras de compositores nascidos ou radicados no Nordeste brasileiro. Entre os destaques, está a protofonia da ópera nordestina "Moacir das Sete Mortes", do compositor cearense Tarcísio José de Lima.

No programa também estão "Asa branca", composta pelo pernambucano Luiz Gonzaga (que a orquestra apresentará com arranjo também de Tarcísio Lima); "Alvorada na serra" e "Batuque", do cearense Alberto Nepomuceno; "Espinha de Bacalhau", do compositor carioca radicado na Paraíba Severino Araújo; e "Lamento Sertanejo", com música do compositor pernambucano Dominguinhos e letra do compositor baiano Gilberto Gil. A abertura do concerto contará com a participação da Banda Sinfônica da UFC.

O Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica), inaugurado em 26 de junho de 1965, surgiu por iniciativa do professor, ator e diretor B. de Paiva. O prédio, que pertencia a um antigo educandário, foi adquirido em 1964 pela UFC e, anexo, já funcionava a sede do Curso de Arte Dramática (CAD), desde 1960. O Teatro passou por diversas reformas e nesses 50 anos foi palco de espetáculos de conclusão de curso dos alunos do CAD, apresentações de grupo teatrais da cidade e de fora, além de fóruns e simpósios.

Em 18 de fevereiro de 2010, o Teatro recebeu a aula-espetáculo No Ato, de Ricardo Guilherme, marcando tanto o início das atividades do Curso de Graduação em Artes Cênicas (Licenciatura em Teatro), vinculado ao Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, como das comemorações do cinquentenário de criação do CAD (1960-2010). Agora chegou a vez de celebrar, também, o cinquentenário da histórica casa. Acesse mais informações sobre a História do Teatro.

HISTÓRICO DA ORQUESTRA – A Orquestra de Câmara da UFC surgiu a partir da inserção de novos instrumentos no currículo do Curso de Música da UFC e da demanda de alunos que passaram a nele estudar. Em 2011, alunos se reuniam em duos e trios de violino, dando origem ao Grupo Encordoados, que, em 2012, agregou flautas transversais.

Em 2013 o grupo passou a contar com violoncelo, flauta doce e fagote, e no primeiro semestre de 2014 o grupo, ainda com nome de Encordoados, passou a ser regido pelo professor e fagotista Jáderson Teixeira. Em meados de 2014 foi contratado o professor de metais e trompetista Leandro Libardi Serafim, que passou a dividir a coordenação do grupo com o Prof. Jáderson Teixeira. A expansão da quantidade de instrumentos ocorrida fez com que o grupo passasse a ser chamado de Orquestra de Câmara da UFC.

Em 2015 ocorreu a contratação da professora de violoncelo Dora Utermohl de Queiroz e o grupo ampliou-se ainda mais, contando atualmente com 31 componentes, divididos da seguinte forma: seis violinos, duas violas, seis violoncelos, um contrabaixo, duas flautas transversas, um oboé, dois fagotes, dois clarinetes, duas trompas, três trompetes, dois trombones, uma tuba e uma percussionista. Desde seu início a Orquestra de Câmara da UFC teve como foco a execução de repertório essencialmente brasileiro.

Fonte: Prof. Elvis Matos, titular da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC – fones: 85 3366 7831 e 3366 9223