Projeto de extensão em Sobral monta espetáculo sobre Pink Floyd e a psicanálise

Imagem: A banda britânica Pink Floyd foi formada em 1965 (Foto: Divulgação)A relação entre a música da banda inglesa Pink Floyd e a Psicanálise é o mote do espetáculo "Qualquer cor que você desejar: Pink Floyd e a Psicanálise", que está sendo montado pelos integrantes do Centro de Estudos de Psicanálise e Filosofia da UFC (CEPSI), projeto de extensão do Campus da Instituição em Sobral.

Com previsão para estrear no começo de julho, a atividade contará com música, projeções e performance teatral no intercâmbio entre rock progressivo e a obra de Sigmund Freud e Jacques Lacan.

O espetáculo será apresentado na escola de teatro 4 Portas na Mesa (Rua Conselheiro José Júlio, 484 – Centro) e abordará os temas comuns às canções de Pink Floyd, como loucura, mal-estar da cultura e intolerância.

"Esta iniciativa surgiu da necessidade de diálogo com a cultura e com a arte como instrumentos de transmissão da Psicanálise. Também pela percepção de que o artista consegue chegar mais próximo de qualquer saber sobre nossa subjetividade do que o discurso científico", comenta o coordenador do CEPSI e um dos integrantes do espetáculo, Prof. Luis Furtado, do Curso de Psicologia do Campus da UFC em Sobral.

Segundo o docente, a primeira apresentação foi realizada em sala de aula do Curso de Psicologia, com quatro violões acústicos. "Agradamos bastante ao público. Agora estamos ensaiando algo maior, mais produzido e a ideia é estrearmos na primeira ou segunda semana de julho", comenta.

O grupo que tocará no espetáculo chama A-ver§o e tem no seu repertório apenas músicas do Pink Floyd. Integram a banda: o Prof. Luis Furtado e os alunos João Marcos e Joelk Santos, do Curso de Música da UFC. A produção visual é das alunas Paola Lopes e Deni Noronha, do Curso de Psicologia. A performance e a direção são do ator Chico Expedito Solon. O apoio é da escola de teatro 4 Portas na Mesa e da Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Arte de Sobral (ECOA).

Fonte: Prof. Luis Furtado, do Curso de Psicologia da UFC em Sobral – fone: 88 3613 1663