Curso de Arquitetura faz mapeamento de prédios com estética modernista em Fortaleza

Imagem: Terminal Rodoviário Eng. João Tomé, exemplo de arquitetura modernista (Foto: Guia da Arquitetura Moderna de Fortaleza)Professores e alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, membros do Laboratório de Crítica em Arquitetura, Urbanismo e Urbanização (LoCAU), elaboraram o Guia da Arquitetura Moderna em Fortaleza (1960-1982), um mapeamento de 52 prédios da capital cearense construídos segundo referências da estética modernista.

Os professores Ricardo Paiva e Beatriz Diógenes coordenaram a equipe de 13 estudantes que compilaram fotos de diversos edifícios, como o Ginásio Paulo Sarasate, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e o Palácio da Abolição, citando a tipologia, o arquiteto autor do projeto, o ano em que foi erguido e a localização. O trabalho está disponível no site do Guia.

"De modo geral, o Guia constitui uma contribuição teórica para os estudos sobre a história e a historiografia da arquitetura local e, em especial, para a produção de conhecimento sobre o modernismo arquitetônico em Fortaleza, estudando seus agentes, seus atores, suas obras e seu legado", explica o Prof. Ricardo Paiva, coordenador do projeto.

Com a publicação, os pesquisadores pretendem divulgar a arquitetura moderna produzida na capital cearense, incentivando o aprofundamento de alguns temas correlatos e abrindo fóruns de debate sobre a valorização, documentação, preservação e conservação do patrimônio moderno no Norte e Nordeste do Brasil.

Imagem: Museu de Arte da UFC - MAUC (Foto: Guia da Arquitetura MOderna de Fortaleza)Para o pesquisador, é lamentável constatar que muitas das obras desse período já não existem mais e que a precária sistematização dos documentos sobre essa produção dificulta o entendimento de seu valor para o estudo da arquitetura cearense.

"O estudo e a documentação da contribuição dos primeiros arquitetos à arquitetura moderna em Fortaleza, através de sua obra construída, colaboram para a valorização e preservação desse legado arquitetônico e possibilitam a produção de conhecimento sobre a arquitetura e a cidade no Ceará", destaca.

O LoCAU foi criado para fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC e acolher as pesquisas a serem desenvolvidas pelo corpo discente. Os equipamentos solicitados viabilizaram o cumprimento das fases da pesquisa de documentação e sistematização do acervo, dando suporte às atividades dos pesquisadores e bolsistas. Com informações da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia – fone: 85 3366 9602