Procurar no portal

Três exposições comemoram os 60 anos de instalação da UFC

Imagem: Alunos desfilam nos Jogos Universitários de 1965; ao fundo a antiga sede do MAUC ao lado da mais recente (Foto: Arquivo Memorial da UFC)A Universidade Federal do Ceará inaugurou, na quinta-feira (25), três exposições gratuitas em comemoração aos 60 anos de sua instalação. São elas: UFC 60 Anos, no Salão Nobre da Reitoria, que ficará aberta à visitação até 30 de setembro; Nós e TU: 50 Anos do Teatro Universitário, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno; e Matrix Expõe: gravuras e experimentos, no Museu de Arte da UFC (MAUC), aberta ao público até 24 de julho.

A exposição UFC 60 Anos é organizada pelo Memorial da UFC e tem como objetivo pensar, a partir da discussão sobre a constituição do campus único, a importância da dimensão espacial para a formação de uma identidade universitária. É composta por fotografias e livros, expostos em painéis e em expositores.

As imagens que compõem a Exposição são oriundas do acervo do antigo Laboratório Fotográfico da UFC, que acompanhava e documentava eventos, cerimônias e obras registradas em seus espaços. A escolha das imagens propõe-se a apresentar iniciativas de ensino superior em Fortaleza que fizeram coro para a criação da UFC em 1954, como também as primeiras construções executadas para atender às novas demandas da Instituição recém-criada, as políticas de assistência estudantil implementadas nas duas primeiras décadas de sua existência e as relações espaciais e afetivas estabelecidas com a cidade.

Imagem: Você sabe que peça é essa e qual o ano de sua encenação? Venha ao Teatro e participe da exposição interativa (Foto: Éden Barbosa / Arquivo Memorial da UFC)"Não é um ato de recordação apenas. Recordar não é um ato de reviver o passado, mas de estruturação da experiência temporal em uma narrativa orientadora da ação humana", conforme consta no texto de apresentação da mostra.

Leia mais: Mostra "UFC 60 Anos", na Reitoria, celebra aniversário de instalação da Universidade

Também organizada pelo Memorial da UFC, em parceria com o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, a exposição Nós e TU: 50 anos do Teatro Universitário consistiu na apresentação de fotografias de atrizes e atores que passaram pelo TU, bem como de imagens de peças e ações que ocorreram naquele equipamento. Em painéis móveis, nos dias 25 e 26 de junho, a exposição teve caráter interativo, com espaço onde todos, em especial aqueles que vivenciaram as ações apresentadas ou que conhecem as pessoas e peças encenadas ao longo das últimas cinco décadas no Teatro, expuseram suas impressões e lembranças no papel. Na sexta-feira (26), as paredes do Teatro receberam as imagens da mostra.

Leia mais: Exposição interativa sobre os 50 anos de história do Teatro Universitário segue até 16h

MATRIX EXPÕE – A exposição no MAUC é o marco inicial das atividades do Grupo Matrix em Fortaleza. Ocupa duas salas e está dividida em gravuras e experimentos, tais como vídeos, fotografias, escultura, instalações e novas interfaces gráficas. A sala Experimentos apresenta obras produzidas individualmente ou pelo conjunto do Grupo. Na sala Gravuras encontram-se trabalhos criados fazendo uso das técnicas do linóleo e da madeira, onde o público poderá identificar cada artista pelo modo de gravar e pela temática que os caracterizam.

Imagem: Xilogravura "Lixo Diário de Cada Dia", de Diego Sann (Imagem: Divulgação)Criado em outubro de 2014, o Grupo Matrix é formado pelos artistas Abelardo Brandão, Diego Sann, Francisco Bandeira, Marcelo Silva, Nauer Spíndola, Sérgio Lima e Túlio Paracampos, cujo traço comum é a valorização da gravura cearense, apesar de seus integrantes atuarem em várias categorias das artes plásticas, do design e do audiovisual. Além disso, o Grupo pesquisa materiais e novas formas de expressar suas ideias.

Foi o Museu de Arte da UFC que aproximou os integrantes do Grupo, pois é nas dependências do MAUC que está a Oficina Mestre Noza, cuja origem remonta à impressão de matrizes das capas do cordel, nos tempos de Antônio Martins Filho, o primeiro Reitor da UFC.

Leia mais: Novas leituras da gravura cearense estão na mostra "Matrix Expõe", em cartaz no MAUC

A Reitoria da UFC está localizada na Av. da Universidade, 2853; o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, na Av. da Universidade, 2210. Já o Museu de Arte da UFC fica situado na Av. da Universidade, 2854, em frente à Reitoria.

Fontes: Prof. Pedro Eymar, diretor do MAUC – fones: 85 3366 7481 e 3366 7482 / Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300