Consuni referenda Henry Campos e Custódio Almeida como Reitor e Vice-Reitor

Imagem: Sessão do Consuni foi presidida pelo Prof. Ciro Nogueira, Pró-Reitor de Assuntos Estudantis (Foto: Ribamar Neto)Em reunião de pauta única realizada na tarde da quarta-feira (24), o Conselho Universitário (Consuni) da UFC elaborou e aprovou as listas tríplices de Reitor e Vice-Reitor da Instituição para o quadriênio 2015-2019, a partir do resultado da consulta à comunidade universitária no último dia 18, quando a chapa formada pelos professores Henry de Holanda Campos e Custódio Luis Silva de Almeida foi indicada. Em votação secreta e uninominal da qual participaram 36 conselheiros votantes, os dois docentes passaram a encabeçar as listas que seguem agora ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

A sessão foi presidida pelo Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Prof. Ciro Nogueira Filho, que iniciou o encontro dando posse e boas-vindas a novos conselheiros. Em seguida, foi dada a palavra ao Prof. Lindberg Lima Gonçalves, vice-presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), que relatou a tranquilidade do processo de votação no dia 18 e leu ata da CEC com os números finais da votação. Além disso, agradeceu o apoio e o trabalho da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e dos servidores docentes e técnico-administrativos que participaram como presidentes e mesários nas cerca de 50 sessões de votação.

Veja outras fotos da sessão do Consuni no Flickr da UFC

Em aparte, o Prof. Mauro Cavalcante Pequeno, diretor do Instituto UFC Virtual, lembrou que, pela primeira vez, alunos dos cursos semipresenciais da Instituição participaram votando para Reitor e Vice-Reitor. "Foi um momento histórico", declarou.

Imagem: Apuração da votação da lista tríplice para Reitor foi feita pelos professores Davi Romero, diretor do Campus de Quixadá, e Sandro Gouveia, diretor do Instituto de Cultura e Arte (Foto: Ribamar Neto)AS LISTAS – Logo depois, o Prof. Ciro Nogueira explicou aos conselheiros como aconteceria a elaboração das listas tríplices para Reitor e Vice-Reitor, conforme a legislação vigente, e declarou sua abstenção nas duas votações. Para compor a lista de Reitor, a presidência do Consuni indicou o nome do Prof. Henry Campos, conforme o resultado da consulta à comunidade universitária. Em seguida, o Prof. Ernesto Pitombeira, Pró-Reitor de Planejamento, indicou o nome do Prof. Gil de Aquino Farias, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, para compor a lista. Já a Profª Simone de Sá Borges, diretora do Centro de Ciências, propôs aos conselheiros o nome do Prof. Luiz Antônio Maciel de Paula, diretor do Centro de Ciências Agrárias, também como apto a estar na lista tríplice. Em votação uninominal, os conselheiros deram 32 votos ao Prof. Henry, dois votos ao Prof. Gil e um voto ao Prof. Luiz Antônio. Houve ainda um voto em branco.

O mesmo procedimento se deu para a elaboração da lista tríplice para Vice-Reitor, com o presidente do Consuni indicando voto para o Prof. Custódio Almeida. Em seguida, o Prof. Cássio Braz de Aquino, vice-diretor do Centro de Humanidades, propôs o nome do Prof. Javam Machado, vice-diretor do Centro de Ciências, para também compor a lista. E a Profª Sônia Oliveira, vice-diretora do Centro de Ciências Agrárias, indicou a Profª Isabel Filgueiras Ciasca, diretora da Faculdade de Educação, como nome também a ser votado. O resultado da votação foi o seguinte: 32 votos para o Prof. Custódio, dois votos para a Profª Isabel, um voto para o Prof. Javam e um voto em branco.

Imagem: Votação das listas tríplices de Reitor e Vice-Reitor é secreta e uninominal (Foto: Ribamar Neto)Elaboradas as duas listas tríplices, o secretário executivo do Consuni, Antonio Aritomar Barros, passou a redigir a ata que referenda o resultado das listas tríplices, que ao final da sessão foi aprovada por unanimidade e assinada por todos os integrantes do Consuni presentes à sessão. As listas tríplices serão entregues pelo Prof. Ernesto Pitombeira ao MEC no próximo dia 29. É da Presidenta Dilma Rousseff a prerrogativa de indicar Reitores e Vice-Reitores das universidades federais.

NOVOS CONSELHEIROS – Foram empossados como integrantes do Consuni na sessão desta quarta-feira (24): Maria Evan Gomes Bessa (titular) e Roberto Misici (suplente), representantes da comunidade na área cultural; Ana Fátima Carvalho Fernandes (titular) e Marcos Antonio Araújo Silva (suplente), representantes dos professores titulares; José Célio Freire (titular) e João Welliandre Carneiro Alexandre (suplente), representantes dos professores associados; João Airton de Matos Pontes (titular) e Mariana Ramalho de Farias (suplente), representantes dos professores adjuntos; Ricardo Maria Nobre Othon Sidou (titular) e Ivan José Ary Júnior (suplente), representantes dos professores assistentes; e José Mariano Neto (titular) e Francisco Sérvulo Gomes Lima (suplente), representantes dos professores auxiliares.

Fonte: Antonio Aritomar Barros, Secretário Executivo do Conselho Universitário – fone: 85 3366 7340