Exposição "UFC 60 Anos", na Reitoria, celebra aniversário de instalação da Universidade

Imagem: Público pode conferir a mostra "UFC 60 Anos" até 30 de setembro (Foto: Ribamar Neto)Celebrando o aniversário de instalação da Universidade Federal do Ceará, foi inaugurada na manhã do último dia 25, no Salão Nobre da Reitoria, a exposição UFC 60 Anos. Organizada pelo Memorial da UFC, a mostra conta com imagens, entre fotografias e mapas, que recontam a trajetória da Instituição desde os seus primórdios até os dias atuais.

São 106 fotografias e imagens, divididas em 13 painéis, abrangendo momentos a partir de 1959. Propondo um percurso imagético pelo tempo, a exposição traz memórias da construção das faculdades iniciais e reforma de prédios de cursos, solenidades de colação de grau, manifestações artísticas, políticas e culturais, expansão para o interior do Estado e registro de ambientes de equipamentos da UFC como o Teatro, a Imprensa e a Rádio Universitária. O cotidiano dos alunos também pode ser visto, em fotos que revelam as atividades dos Jogos Universitários, o dia a dia no Restaurante Universitário e até mesmo na Barbearia da UFC, atividade já extinta de assistência estudantil, oferecida na década de 1960.

Confira outras fotos da inauguração da exposição no Flickr da UFC

Imagem: Segundo Marcela Teixeira, mostra faz um elo entre passado e presente da UFC (Foto: Ribamar Neto)A solenidade de inauguração contou com a presença de integrantes da equipe organizadora da Mostra, membros da Administração Superior da UFC e demais visitantes. Representando o Reitor em exercício, Henry de Holanda Campos, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Ciro Nogueira, parabenizou o Memorial da UFC, em sua fala, e destacou a relevância da preservação da história na Instituição de ensino. "O presente é muito fugaz e o futuro é feito de esperanças, de desejos. O que existe, concretamente, é o passado, que aumenta contínua e infinitamente. Daí a importância do resgate do passado, pois aqui está sendo feita uma trilha muito importante que é a da memória. Nesse ano de comemorações de instalação da Universidade este é um trabalho belíssimo", afirmou.

UFC ATRAVÉS DOS TEMPOS – Como explicou Marcela Teixeira, coordenadora do Memorial da UFC, o processo de curadoria da mostra levou em consideração, para a seleção das imagens, as atividades e temas de maior destaque nos últimos 10 anos da Instituição. A ideia era, assim, fazer um elo entre passado e presente. "A exposição foi pensada a partir do levantamento não somente das informações históricas, mas também do que vem ocorrendo na última década. Então a gente procurou focar a questão da interiorização e da internacionalização, além dessa efervescência estudantil, cultural e política na UFC", afirmou.

Imagem: Mostra tem 106 fotografias e imagens, divididas em 13 painéis (Foto: Ribamar Neto)As fotografias que compõem a Exposição, em sua maioria da década de 1960, são oriundas do acervo do antigo Laboratório Fotográfico da UFC, que acompanhava e documentava eventos, cerimônias e obras registradas em seus espaços. "Pode-se perceber nas fotografias que desde os seus primórdios a Universidade já pensava em áreas como ações afirmativas, a questão política, a parte cultural – com a construção dos equipamentos – a ocupação da UFC mesmo na cidade, em todos os seus aspectos", destacou. Ainda segunda a coordenadora, o formato da exposição, que propõe um percurso sinuoso entre as imagens, e as cores, branco e azul, foram pensados em sintonia com o selo dos 60 anos, numa parceria com o Curso de Design.

Outros materiais que podem ser conferidos na mostra estão em um expositor com impressos, onde se pode ver convites de solenidade de colação de grau, documentos administrativos e até mesmo um boletim de aluno, feito pelo Diretório Central dos Estudantes, no ano de 1957.

A exposição UFC 60 Anos fica aberta ao público até 30 de setembro, na Reitoria, e depois segue itinerante, para os demais campi da UFC e instituições parceiras. A visitação é gratuita. A Reitoria da UFC está localizada na Av. da Universidade, 2853.

Fonte: Memorial da UFC – fone: 85 3366 7414