Até 24 de julho, novas leituras da gravura cearense estão na mostra "Matrix Expõe", no MAUC

Imagem: Exposição "Matrix expõe" fica aberta no Museu de Arte da UFC até 24 de julho (Foto: Ribamar Neto)Fazer novas leituras de uma matriz da cultura popular cearense, a xilogravura, é o mote da exposição Matrix Expõe: gravuras e experimentos, inaugurada no último dia 25 de junho, no Museu de Arte (MAUC) da UFC.

Com trabalhos realizados pelo grupo Matrix, que integra diferentes nomes e gerações da gravura no Ceará, a mostra faz parte do ciclo de comemorações dos 60 anos de instalação da UFC, e está aberta até 24 de julho.

A solenidade de abertura da mostra, que lotou o MAUC, contou com a presença do secretário adjunto da Secretaria da Cultura do Estado, Fabiano Piúba; do diretor do Museu da Imagem e do Som (MIS), Dilmar Miranda; de artistas plásticos, como Sebastião de Paula e Kelson Teles; de galeristas e demais visitantes. Também estiveram presentes integrantes do grupo Matrix, composto por Abelardo Brandão, Diego Sann, Francisco Bandeira, Marcelo Silva, Nauer Spíndola, Sérgio Lima e Túlio Paracampos.

A exposição no MAUC é o marco inicial das atividades do Grupo Matrix em Fortaleza. Ocupa duas salas e está dividida em gravuras e experimentos, tais como vídeos, fotografias, escultura, instalações e novas interfaces gráficas. A sala Experimentos apresenta obras produzidas individualmente ou pelo conjunto do Grupo. Na sala Gravuras encontram-se trabalhos criados fazendo uso das técnicas do linóleo e da madeira, onde o público poderá identificar cada artista pelo modo de gravar e pela temática que os caracterizam.

Confira outras imagens da abertura da exposição no Flickr da UFC

Multitemática, a exposição conta com obras inéditas dos sete artistas. "O nosso grupo é muito coeso, o que é muito importante nesse processo com gravuras experimentais. Para a exposição tivemos dois meses na coleta de trabalhos, sendo que cada artista escolheu o que já vinha desenvolvendo em suas pesquisas", destacou Francisco Bandeira, do grupo Matrix.

Imagem: Grupo Matrix com o Diretor do MAUC, Prof. Pedro Eymar (primeiro sentado à esquerda)GRUPO MATRIX – Criado em outubro de 2014, o Grupo Matrix desenvolve seus trabalhos na Oficina Mestre Noza, no Museu de Arte da UFC, cuja origem remonta à impressão de matrizes das capas do cordel, nos tempos de Antônio Martins Filho, primeiro Reitor da UFC.

A reunião do grupo no espaço do MAUC se deu através de convite do diretor do equipamento, Prof. Pedro Eymar. "Tem sido fundamental esse apoio da UFC. Além da Mostra, estamos desenvolvendo um grupo de estudo sobre gravura, às quartas e sábados, no MAUC. A perspectiva é que a partir dessa exposição possamos fazer intercâmbios culturais com outros estados, e já temos convites para levar esses trabalhos a Pernambuco, São Paulo, Paraíba e Rio Grande do Sul", comenta Bandeira.

Tendo como objetivo principal de suas ações a valorização da gravura cearense, o grupo Matrix já obtém os primeiros resultados: em março deste ano o grupo foi um dos selecionados para a SP Estampa, evento que reuniu, em São Paulo, instituições e artistas da América Latina que trabalham com gravuras. A atividade, referência no segmento, foi organizada pela Galeria Gravura Brasileira.

A exposição Matrix Expõe: gravuras e experimentos segue até o dia 24 de julho, no MAUC. A visitação é gratuita, aberta ao público e pode ser feita das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para agendamentos de escolas e grupos, é necessário entrar em contato pelos telefones (85) 3366 7481 e 3366 7482. O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854 – Benfica.

Fonte: Prof. Pedro Eymar, diretor do MAUC – fones: 85 3366 7481 e 3366 7482