Caravana 3 Marias apresenta solos de hoje (17) a domingo (19) no TU

Imagem: Cena de "Solo Almodóvar" (Foto: Marcele Pontes)Em turnê por cinco capitais brasileiras, a Caravana 3 Marias, projeto contemplado em edital da Fundação Nacional de Artes (Funarte), chega ao Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, da UFC, para apresentar três solos neste final de semana: "Solo Almodóvar", no dia 17, às 20h; "Amanheceu", no dia 18, às 20h; e "Benedita", dia 19, às 19h. No dia 18, às 18h, o Grupo Teatro Novo é convidado local da Caravana e apresenta o espetáculo solo "Anônimos", de Sidney Malveira.

"Solo Almodóvar" gira em torno de Dolores Maria, travesti carismática e performática. Além das discussões de gênero e sexualidade, a montagem inspirada no universo do cineasta espanhol Pedro Almodóvar mescla realidade e ficção com sarcasmo, humor, tragédia e melodrama entremeados por músicas utilizadas nas películas. A atriz Simone Brault propõe o pensar sobre originalidade x autenticidade mergulhando verticalmente no universo trans.

"Anônimos" aborda o tema da terceira idade de forma lúdica, envolvendo o público com histórias que nos remetem à nossa própria vida e ações cotidianas. Para montar o espetáculo, Malveira realizou pesquisa no Lar Torres de Melo.

Imagem: Cena de "Benedita" (Foto: Divulgação)Com música original composta por Milton Nascimento especialmente para o espetáculo, "Amanheceu" discorre sobre o dia a dia de Maria da Silva, costureira e fã de música sertaneja que passa as madrugadas trabalhando para entregar suas encomendas, tendo como companheiro um rádio. O espetáculo traz à tona, de forma inusitada com humor e reflexão, temáticas sobre a violência contra a mulher. Maria da Silva é interpretada por Juliana Bebé.

Já o solo "Benedita" traz à tona a temática da preservação do patrimônio imaterial cultural quando apresenta Maria Benedita, simpática senhora genuinamente brasileira, contadora de histórias e lavadeira-curandeira-bruxa-feiticeira. Ela perpassa o curandeirismo e a espiritualidade, traços inerentes à cultura popular e brinda o espectador com histórias de riso, amor, tragédia e solidão. O trabalho rendeu ao ator Bruno de Sousa mais de 17 prêmios e 30 indicações em diversos festivais nacionais.

O Teatro Universitário está localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica. Mais informações através do telefone 85 3366 7832.

Fonte: Prof. Héctor Briones, diretor do Teatro Universitário – fone: 85 3366 7832