Primeiro grupo de tratamento do tabagismo do HUWC conclui atividades nesta sexta-feira (3)

Imagem: Mão segurando um cigarro acesoO Inspira Ação, projeto de extensão do Departamento de Medicina Clínica da UFC, conclui nesta sexta-feira (3) as atividades do primeiro grupo de tratamento do tabagismo do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). A ação será no Serviço de Saúde Mental/Psiquiátrica do HUWC.

O objetivo do projeto é realizar o tratamento de tabagismo e favorecer a abstinência sustentada de tabaco, melhorando a qualidade de vida do paciente. A proposta foi integrar atividades de extensão com as de ensino e pesquisa, contando com a participação de membros da equipe multiprofissional do Serviço (Psicologia, Enfermagem, Serviço Social), além da colaboração de residentes e alunos da graduação que estagiam no HUWC.

O programa, iniciado no dia 22 de maio, é de iniciativa do Prof. Paulo Rodrigues. De lá para cá, os pacientes receberam avaliação médica e passaram por cinco sessões de 1h30min, seguindo modelo proposto pelo Ministério da Saúde. Após a conclusão do programa, os participantes que alcançaram a abstinência passarão por sessões de manutenção periódicas para evitar recaída.

As vagas são abertas trimestralmente para atender aos encaminhamentos do Hospital Universitário e aos oriundos da rede pública de saúde.

Fonte: Prof. Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica – fone: 85 3366 8149