Laboratório de Arquitetura e Urbanismo expõe 'novo cobogó' em evento internacional

Imagem: O trabalho chama-se "Design de Precisão" e é o protótipo de um cobogó de quatro faces (Imagem: Divulgação)O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Projeto Digital (LED), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, está entre os 25 escolhidos para apresentar trabalho na exposição internacional Homo faber – Fabricação digital na América do Sul, que será realizada em São Paulo, de 7 a 31 de julho.

O evento reúne trabalhos tanto de centros acadêmicos como de pesquisadores independentes latino-americanos e integra a 16ª CAAD Futures, conferência na área de design computacional que, pela primeira vez, está sendo realizada no Brasil.

O trabalho que será apresentado chama-se "Design de Precisão" e é o protótipo de um cobogó de quatro faces. O cobogó é um tijolo vazado, geralmente de cerâmica, bastante conhecido no Nordeste. Ele é feito para permitir a passagem de ar e iluminação, evitando o aquecimento de alguns ambientes.

Os pesquisadores do LED estudaram o impacto da incidência solar e dos ventos nas edificações voltadas para o norte, sul, leste e oeste em Fortaleza. A partir desses dados, aplicaram técnicas de modelagem paramétrica e fabricação digital para realizar um processo de otimização no desenho dos cobogós, de modo a garantir, para cada uma das direções, maior ventilação e redução de calor.

Cada otimização gerou um desenho utilizado em uma das faces do protótipo, que conta ainda com dois lados lisos. "Cada face é a situação ideal para uma orientação do edifício", explica a Profª Mariana Lima, uma das coordenadoras do LED, ao lado dos professores Daniel Cardoso e Roberto Vieira. O LED foi o único laboratório do Norte e Nordeste convidado a participar da Homo faber.

Fonte: Profª Mariana Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone: 85 3366 7759