Conselhos para a Ciência e a vida são tema de palestra na sexta-feira (10)

Imagem: Cena da peça "Lampião e Maria Bonita em busca da química do amor" (Foto: Divulgação)Para encerrar o XIII Curso de Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica Prof. Luiz Capelo, que o Departamento de Fisiologia e Farmacologia da UFC promove desde 29 de junho, será realizada sexta-feira (10), a partir das 13h, a palestra "Na Ciência como na vida há que se ter perspectiva histórica, respeitar o contraditório e ser feliz", a ser proferida pelo Prof. Vivaldo Moura Neto, pesquisador do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, do Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público e ocorrerá na Seara da Ciência, espaço de divulgação científica da UFC, na entrada do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Após a palestra, será apresentada a peça "Lampião e Maria Bonita em busca da química do amor", uma adaptação do texto do químico Bruno Ventura que mostra, de forma bem-humorada, o famoso casal de cangaceiros nordestinos Lampião e Maria Bonita passando por uma crise amorosa e relembrando momentos de sua vida. No enredo, surge a questão: o que faz as pessoas se apaixonarem? Para responder à pergunta, o casal será cobaia da Cientista Retirante, que pesquisa substâncias químicas do amor, como a norepinefrina, a feniletilamina e a dopamina. No experimento, Lampião perceberá que precisa ir atrás de outras substâncias para que a união com Maria Bonita seja eterna. O espetáculo foi vencedor do VIII Festival Ciência em Cena, realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, em 2014.

O CURSO – Totalizando 80 horas/aula, o Curso de Iniciação Científica em Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica Prof. Luiz Capelo integra programa de extensão para alunos da área de biomédicas que têm interesse em aprofundar seus conhecimentos teórico-práticos na área de Fisiologia e Farmacologia. O público-alvo são alunos de graduação da área da saúde matriculados, de preferência, em universidades públicas das regiões Norte e Nordeste que já tenham cursado as disciplinas de Fisiologia e Farmacologia.

Fonte: Prof. Roberto César Lima, coordenador do projeto – fones: 85 3366 8588 e 3366 8333