Aprovadas regras para elaboração de listas tríplices para Diretor e Vice-Diretor das unidades

Foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), na manhã de segunda-feira (13), resolução que dispõe sobre o processo de elaboração das listas tríplices para Diretor e Vice-Diretor das unidades acadêmicas da UFC, exceto para os campi de Russas e Crateús, que estão em processo de implantação.

O Diretor e o Vice-Diretor de unidade acadêmica serão nomeados pelo Reitor e escolhidos dentre os professores, de cada unidade acadêmica, dos dois níveis mais elevados da carreira ou que possuam o título de doutor, e cujos nomes figurem em listas tríplices organizadas pelo respectivo Conselho de Centro, Campus e Instituto ou Conselho Departamental. Fica assegurado aos Diretores e Vice-Diretores que estão no exercício do primeiro mandato o direito de registrar suas candidaturas à reeleição.

Se os Conselhos de Centro, Campus, Instituto ou Conselhos Departamentais decidirem pela consulta prévia à comunidade sobre a elaboração das listas tríplices para Diretor e Vice-Diretor, com votos de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, a votação será realizada no dia 26 de agosto. A inscrição dos candidatos  se dará no dia 7 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 17h, nas respectivas secretarias das unidades acadêmicas. As listas deverão ser encaminhadas ao Reitor até o dia 18 de setembro. Leia, na íntegra, a Resolução nº 34/2015.

EXTINÇÃO DE CURSO – Também nesta manhã, o Consuni aprovou, por unanimidade, a extinção do curso de graduação em Economia Doméstica da UFC. De acordo com o relator da proposta, Prof. Cláudio de Albuquerque Marques, foram realizadas reuniões no Conselho do Centro de Ciências Agrárias com posicionamento favorável à extinção do curso. No ano passado, a oferta de novas vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já havia sido suspensa, após resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Os alunos terão o direito de permanecer no curso dentro do tempo limite máximo estabelecido pelo regimento da UFC. "A Universidade ofereceu edital extra de mudança de curso, onde 90 alunos se candidataram e, desses, 75 foram aprovados. Ainda restam alunos matriculados que terão todo o direito de concluir o curso", explicou. Ao todo foram ofertadas 165 vagas em 24 cursos localizados em Fortaleza.

O processo de extinção do curso só será finalizado após a saída de todos os alunos, seja para novos cursos na Universidade ou conclusão da graduação. Sessenta e cinco alunos permanecem no Curso de Economia Doméstica, sem serem obrigados a concluir, já que ainda podem participar de novos editais de mudança de curso na Universidade.

Fonte: Conselho Universitário – fone: 85 3366 7340