Memorial promove curso sobre software de descrição do patrimônio documental

Imagem: Curso sobre o Uso do Software Livre de Descrição Arquivística ICA-AtoM na Difusão (Imagem: Divulgação)O Memorial da UFC recebe inscrições, até sexta-feira (17), para o curso O Uso do Software Livre de Descrição Arquivística ICA-AtoM na Difusão, Preservação e Segurança do Patrimônio Documental da UFC, a ser realizado de 20 a 24 de julho.

São ofertadas 20 vagas para servidores da Instituição, mas tem prioridade quem atua com acervos arquivísticos de caráter permanente. Se o total de vagas não for preenchido por servidores da UFC, as inscrições serão abertas ao público.

A formação tem 40 horas/aula e objetiva apresentar o software e suas potencialidades. As inscrições são feitas exclusivamente pela Internet. O curso será realizado no Laboratório de Informática da àrea 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683 – Campus do Benfica). Haverá emissão de certificado.

AtoM é um acrônimo para "Access to Memory". O ICA-AtoM (Conselho Internacional de Arquivos – Acesso à Memória) é um aplicativo para web destinado a apoiar as atividades de descrição arquivística em conformidade com os padrões do ICA. Auxilia, sobretudo, na descrição de arquivos permanentes, como fotografias, documentos históricos, vídeos, arquivos audiovisuais, entre outros.

Fonte: Marcela Teixeira, coordenadora do Memorial da UFC – fones: 85 3366 7414 e 3366 7931 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.