Procurar no portal

UFC dá boas-vindas aos estudantes; confira alguns eventos de recepção

Imagem: Aulas em todos os campi da UFC têm início nesta segunda-feira (3) (Foto: Rafael Cavalcante)O semestre letivo 2015.2 teve início nesta segunda-feira (3) em todos os campi da Universidade Federal do Ceará. Alguns cursos e unidades acadêmicas preparam eventos de recepção para estudantes novatos ao longo desta e da próxima semana.

É o caso da Faculdade de Medicina, em Fortaleza, que realiza dois dias de palestras voltadas para calouros e veteranos. A programação iniciada na segunda-feira (3), às 9h, na sala C (anexos da biblioteca), inclui apresentação sobre a estrutura do Curso de Medicina, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, do Centro de Atenção ao Estudante e Pesquisas do Estresse, além de palestras sobre exercício profissional da Medicina, iniciação científica, acesso à informação, dentre outras.

No Centro de Humanidades, a recepção aos novatos será apenas na sexta-feira (7), às 9h, no Auditório José Albano (área 1 do CH). Coordenadores de cursos, representantes dos centros acadêmicos e a diretoria do Centro explicarão detalhes sobre a rotina universitária e darão orientações sobre o funcionamento da graduação.

Veja também: Aula magna no Curso de Jornalismo com professor da Escola de Comunicação da Universidade de Illinois

FEAAC – O Centro Acadêmico do Curso de Administração da UFC reúne os alunos no primeiro dia de aula, durante toda a manhã, para apresentar a Faculdade e os próprios membros do C.A. De acordo com a diretoria do Centro, há também um momento descontraído de brincadeiras e lanche.

Na terça-feira (4) será realizado o Seminário de Oportunidades da Universidade (SOU), em sala de aula, quando os membros do C.A apresentam as oportunidades de bolsas e intercâmbios, explicam o funcionamento do Restaurante Universitário, residências e processos administrativos. No dia 5 de agosto, os alunos assistem a palestra sobre a carreira do administrador. De acordo com um dos integrantes do C.A, Márcio Henrique, o horário da programação é definido com a coordenação do curso.

CIÊNCIAS AGRÁRIAS – A programação de recepção dos novos alunos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Engenharia de Alimentos, Zootecnia e Economia Ecológica tem início às 8h desta segunda-feira (3), no auditório do Curso de Zootecnia (bloco 809, Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Os diretores do Centro, representante da Pró-Reitoria de Graduação e coordenadores dos cursos vão dar boas-vindas aos alunos. Os centros acadêmicos também participam da recepção.

IEFES - O Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) realizou, nos dias 3 e 4, evento com palestras e oficinas, assim como apresentação dos espaços, dos servidores e de algumas normas e mecanismos para facilitar a vida do estudante novato.

INTERIOR – Em Sobral, cada curso está organizando sua própria recepção. O Curso de Medicina, por exemplo, dedica a primeira semana das aulas ao projeto Educação e Medicina. A semana começa com uma acolhida aos estudantes novatos pelo Diretor do Campus, Prof. Vicente Pinto, e pelos coordenadores do Curso.

Após isso, haverá uma série de atividades, nos dois turnos, como a apresentação das estratégias de ensino do projeto pedagógico, dicas de veteranos, visita a unidades de saúde pública, debate sobre o perfil do médico no século XXI, apresentação das estruturas de apoio ao estudante, bem como das atividades complementares de pesquisa e extensão. A semana termina com a apresentação do projeto político pedagógico do Curso de Medicina e a aula magna "SUS: do assistencialismo à sustentatibilidade", a ser proferida pelo médico Carlos Hilton Albuquerque.

No Campus de Russas, as boas-vindas serão dadas pelos coordenadores de cada curso. Os estudantes receberão o Guia do Aluno, documento contendo as informações básicas, como horário das aulas, contato dos professores, telefones úteis e como se orientar no novo campus. No turno da tarde, equipes de Assistência Social e Biblioteca irão às salas de aula explicar aos alunos como funcionam esses serviços.

Em Crateús, a semana de integração será realizada entre de 11 a 13 de agosto. A integração tem início na terça-feira (11) com a abertura pela Diretora da unidade, Profª Maria Elias Soares. No período da manhã, serão realizadas palestras de pró-reitorias como a de Extensão e Planejamento, bem como sobre a política de desportos da Universidade e a Agência de Estágios. À tarde, serão realizadas oficinas sobre diversas temáticas, como introdução ao látex e pavimentação asfáltica, bem como serão realizadas apresentações culturais.

Algumas unidades acadêmicas que não recebem estudantes novatos neste segundo semestre, caso dos cursos do Campus de Quixadá, optaram por unificar a recepção aos alunos no início do ano.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331

 

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300