UFC oferta mais de 4,5 mil benefícios de assistência estudantil

A Universidade Federal do Ceará oferta, atualmente, 4.541 benefícios a estudantes na área de assistência estudantil: são 1.300 bolsas, sendo 100 de Incentivo ao Desporto e 1.200 de Iniciação Acadêmica. Essas últimas, que atuam como suporte à permanência de alunos de baixa renda na Universidade, hoje representam R$ 4,8 milhões de investimento da UFC por ano. Os auxílios contabilizam 1.541, sendo 728 auxílios-moradia (341 em Fortaleza e 387 nos campi do Interior), 45 auxílios-creche e 72 auxílios-alimentação. Ainda são concedidos 268 auxílios-emergenciais (Fortaleza e Interior) e 428 auxílios-residente. Outra iniciativa é a isenção da taxa do Restaurante Universitário, que contempla 1.700 estudantes.

A UFC possui 11 residências universitárias, com 428 vagas no total. Nos últimos anos, houve um acréscimo de 198 vagas de residência estudantil, com a inauguração da residência do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em 2012. Serão abertas, em breve, 129 vagas em duas novas residências no Campus do Benfica, cuja construção está em andamento. Para os alunos que não conseguem vagas nas residências, é ofertado o auxílio-moradia, cujo investimento atual é de quase R$ 3 milhões ao ano pela UFC.

Mais de 1,5 milhão de refeições são servidas pelo Restaurante Universitário ao longo do ano, nos campi da UFC na Capital e Interior do Estado. Em média, são 7 mil almoços, 2 mil jantares e 400 cafés da manhã servidos diariamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. É feita, ainda, doação no valor de R$ 22,00 por aluno, para cada sábado, domingo ou feriado, dias em que o Restaurante Universitário não funciona. Em termos financeiros, isso representa o valor de R$ 10 milhões anuais. Otimizando ainda mais este serviço, estão em conclusão três novos refeitórios, com dois pavimentos cada, nos campi do Pici, Quixadá e Sobral. A previsão é que essas três unidades comecem a funcionar no primeiro semestre de 2016. O serviço do Restaurante Universitário também está sendo expandido para os dois novos campi da UFC: em Crateús, onde as atividades foram iniciadas no último dia 3 de agosto; e em Russas, onde o início está previsto para 17 de agosto.

Outros serviços fornecidos na área de assistência estudantil pela UFC são: apoio e atendimento psicológico, psicopedagógico, psicanalítico, psicossocial, encaminhamentos psiquiátricos, incentivo à prática esportiva, orientação vocacional e profissional e arte terapia.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – fone: 85 3366 7440