Prof. Henry Campos é empossado, em Brasília, como Reitor da UFC

Imagem: Reitor Henry Campos ao lado de autoridades que compareceram à cerimônia de posseAssumindo o compromisso de dar continuidade ao projeto de expansão e de investimento na qualidade do ensino superior, o Prof. Henry de Holanda Campos tomou posse, na tarde da última quarta-feira (19), como Reitor da Universidade Federal do Ceará.

A solenidade ocorreu no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e foi presidida pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e contou com as presenças da governadora em exercício do Estado do Ceará, Izolda Cela, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e do secretário de Educação Superior do MEC e ex-reitor da UFC, Jesualdo Farias, além de um significativo número de integrantes da comunidade universitária da UFC e parlamentares da bancada cearense no Congresso Nacional

Em seu discurso de posse, o Reitor agradeceu a confiança nele depositada e falou do orgulho de suceder a uma "galeria ilustre de grandes gestores" que a Universidade já teve. Ele citou o período de grande crescimento da Universidade, intensificado com o advento do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

"Entendo o alcance dessa responsabilidade e confesso que a dimensão do desafio não arrefece meu entusiasmo. Compareço aqui, também, para assumir, juntamente com meu Vice-Reitor, Professor Custódio Almeida, nossa equipe de pró-reitores, assessores e diretores de unidades acadêmicas, o compromisso de dar continuidade a um vitorioso projeto de expansão e de investimento na qualidade, que vem mudando rapidamente o perfil de nossa Universidade".

AUTONOMIA – O Reitor ressaltou o fortalecimento da educação superior nos últimos anos e defendeu a continuidade dessa escalada, bem como o alcance de metas mais ousadas no sistema de ensino. "Basta que, para tanto, continue atraindo as atenções de seu mantenedor, o governo da União", afirmou. "Necessitamos, porém, do suporte financeiro, tanto quanto da autonomia, que sempre nos foi negada, apesar de figurar como preceito constitucional", enfatizou.

Imagem: Reitor Henry Campos discursando durante a cerimônia de possePor fim, o Reitor se comprometeu, diante do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, a lutar para que a UFC continue sendo um referencial entre as universidades brasileiras. "Por sua contribuição para a excelência do ensino superior e para que as instituições acadêmicas exerçam cada vez mais um papel transformador positivo na sociedade, constituindo-se em baluartes das liberdades democráticas, dos direitos humanos e da legalidade em nosso País".

PARTICIPAÇÃO – O ministro Renato Janine Ribeiro lembrou a "importante contribuição" do Prof. Henry para o Programa Mais Médicos, do Governo Federal. “O fato de darmos posse a um reitor que, além da sua formação como educador, tem também uma importante atuação no desenvolvimento da saúde brasileira indica aspectos importantes”, pontuou o ministro, citando, ainda, que o MEC tem dado o suporte estruturante ao Mais Médicos, projetando o programa para o futuro.

APOIO NO CEARÁ – A governadora em exercício do Ceará, Izolda Cela, destacou a posição de vanguarda da UFC em relação às políticas afirmativas de justiça social adotadas nos últimos anos, especialmente o sistema de cotas. Ela desejou "uma gestão próspera" ao Prof. Henry. "Da parte do Governo, com certeza, o senhor terá no governador Camilo (Santana) um parceiro", disse Izolda.

Imagem: Reitor assinando termo de posseO secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, agradeceu ao Prof. Henry pelos sete anos em que esteve ao seu lado na gestão da Universidade, "sempre muito dedicado" e sendo "um grande parceiro do MEC". Ele saudou, ainda, o Prof. Custódio Almeida, também presente na cerimônia. "Fiquei muito feliz por ter o meu Vice-Reitor escolhido como Reitor da Universidade. E também por ter, ao seu lado, um dos grandes colaboradores, que muito bem representa nossa equipe, que é o Prof. Custódio", disse.

Jesualdo falou também da importância do trabalho do Prof. Henry para o desenvolvimento da educação médica no País e fez referência ao projeto de consolidação da UFC no Interior do Estado, iniciado ainda na gestão do Reitor Ícaro de Sousa Moreira, de 2007 a 2008. "Portanto, por todas essas razões e por todas essas qualidades do Prof. Henry, é que ele está aqui hoje, com esse auditório lotado", pontuou.Imagem: Auditório lotado durante cerimônia de posse

A transmissão do cargo em Fortaleza será no próximo dia 28, às 19h, na Concha Acústica da Reitoria, no Campus do Benfica. Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331