MAUC recebe exposição com fotografias de Fortaleza da década de 1970

Imagem: Salinas, com um homem caminhando entre as montanhas de salO Museu de Arte da UFC (MAUC) receberá, a partir desta quinta-feira (27), a exposição fotográfica Cidade, Saudade – Fortaleza Anos 70, que retrata cenários e vivências da Capital cearense através de imagens do fotógrafo Nelson Bezerra. Parte das comemorações dos 50 anos do Curso de Arquitetura da UFC, a mostra terá abertura às 17h, com entrada gratuita.

Para elaborar a exposição, composta de cerca de 200 imagens, o fotógrafo partiu de um acervo de aproximadamente 10 mil fotografias, produzidas por ele durante os anos de 1970, período em que Fortaleza experimentava as primeiras ações de urbanização. Durante a abertura da exposição, será relançado o catálogo com as fotografias expostas, a ser distribuído aos presentes.

Os registros mostram vistas aéreas de bairros da Capital, patrimônios edificados e personagens conhecidas e anônimas. Dentre eles, encontram-se fotografias que documentam, por exemplo, a construção do Ginásio Paulo Sarasate, do Castelão e do Centro de Convenções; a abertura de grandes avenidas, como a Aguanambi, a Santos Dumont e a Leste-Oeste; as movimentadas esquinas do Centro e a vida econômica e cultural de Fortaleza. Além disso, há um recorte do trabalho autoral de Nelson Bezerra, trazendo o grafismo das jangadas do Mucuripe, com composições que ressaltam o domínio da luz.

Imagem: Praia do Náutico tirada de cima de um prédioNelson Figueiredo Bezerra é formado em Ciências Sociais e fotógrafo autodidata. Nascido em Fortaleza em 1945, iniciou sua carreira profissional em Salvador, produzindo imagens para construtoras. Atua hoje, principalmente, nas áreas comercial, publicitária, industrial e de arquitetura, tendo participado de mostras coletivas em âmbito local e nacional. Seu trabalho já foi, por diversas vezes, premiado.

A exposição Cidade, Saudade estará em cartaz até o dia 29 de setembro no MAUC, que está localizado na Av. da Universidade, 2854, Benfica. O horário de visitação é das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: Prof. José Sales, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC – fone: 85 3366 7491