Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é instalada no Campus do Pici

Imagem: Logo do Samu (Divulgação)No início de agosto, o Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra da UFC passou a ser sede para a equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Secretaria Executiva Regional III. Nas imediações da Divisão de Segurança e Vigilância, está abrigada uma das bases descentralizadas de atendimento, composta por uma UTI móvel e três ambulâncias de suporte básico.

No Campus, uma equipe de 10 profissionais permanece de plantão para atender aos chamados registrados pelo telefone 192. Médicos, enfermeiros, socorristas, técnicos e um estudante de Medicina se revezam em turno de 12 horas e atendem prioritariamente os bairros Quintino Cunha, Parquelândia, Amadeu Furtado, Parque Araxá, Antônio Bezerra, Henrique Jorge, Dom Lustosa, Padre Andrade, Autran Nunes, Olavo Oliveira, Pici, Bela Vista, Rodolfo Teófilo, Presidente Kennedy, Jóquei Clube, João XXIII e Bonsucesso.

O SAMU é chamado em casos de ocorrência de problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras graves, maus-tratos, trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes/trauma com vítimas, afogamentos, choque elétrico, acidentes com produtos perigosos e na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

De acordo com o diretor da Divisão de Segurança e Vigilância da UFC, Agostinho Teixeira da Silva Neto, as entidades estudantis, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e centros acadêmicos, reivindicaram à Administração Superior o atendimento médico para os campi da Universidade. Para solicitar o SAMU basta ligar 192.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro de Tecnologia da UFC – fone: 85 3366 9602