Procurar no portal

Curso de urgências odontológicas capacitou 130 profissionais de saúde

Imagem: Treinamento prático voltado para acesso e urgência endodôntica (Foto: Divulgação)Entre maio e agosto, o Serviço de Urgências Odontológicas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) da UFC promoveu o I Curso de Atualização em Urgências Odontológicas.

Participaram 90 cirurgiões-dentistas e 40 auxiliares e técnicos de saúde bucal que realizam atendimento nos serviços de urgência odontológica da própria UFC, das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de Fortaleza e Maracanaú.

Atividades práticas e teóricas, totalizando 70 horas/aula para cirurgiões-dentistas e 40 horas/aula para auxiliares e técnicos de saúde bucal, proporcionaram capacitação aos profissionais dos serviços. Os temas abordados incluíram desde o acolhimento do paciente até procedimentos técnicos diante das urgências traumáticas, infecciosas e hemorrágicas.

Professores da UFC e de outros cursos de graduação em Odontologia de Fortaleza ministraram as aulas e uma das atividades de destaque do curso foi a prática de Endodontia (tratamento de canais), desenvolvida pelo Prof. Roberto Pinheiro Borges, do Departamento de Clínica Odontológica da FFOE, na Clínica de Endodontia.

Imagem: Clínica de Endodontia da FFOE durante o treinamento prático dos profissionais (Foto: Divulgação)Os profissionais receberam treinamento prático sobre anatomia do sistema de canais radiculares, acesso e preparo endodôntico, medicação intracanal e medicação sistêmica através da utilização de microscopia óptica e modernos recursos audiovisuais.

Para o Prof. Alexandre Nogueira, coordenador do Serviço de Urgência Odontológica da FFOE, com a iniciativa, a UFC cumpriu seu papel de formação qualificada de recursos humanos, além de agregar os profissionais dos serviços de urgência, residentes em cirurgia bucomaxilofacial, estagiários e bolsistas da Odontologia.

Para o professor, a ideia é materializar o conteúdo do curso através da elaboração de um manual de urgências odontológicas, a ser distribuído aos profissionais da rede de atenção odontológica do Ceará.

O I Curso de Atualização em Urgências Odontológicas foi gratuito e teve a parceria do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através de suas respectivas secretarias de Saúde. Segundo os organizadores, novas atividades de capacitação de recursos humanos poderão ocorrer entre fevereiro e novembro de 2016, contemplando também profissionais da atenção básica vinculados à rede de assistência à saúde de Fortaleza.

CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DA UFC – O Curso de Odontologia da UFC possui seis clínicas com equipamentos odontológicos, uma clínica de radiologia e um centro cirúrgico. São realizados atendimentos básicos e especializados nas áreas de: estomatologia, endodontia, odontopediatria, periodontia, prótese dentária, atendimento a pacientes especiais, dentística, ortodontia, cirurgias buco-dentárias, cirurgias maxilo-faciais e implantes dentários.

Além disso, o curso oferece serviço de urgência odontológica com funcionamento de 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Saiba onde estão as clínicas e como ser atendido gratuitamente no site da FFOE.

Fonte: Prof. Alexandre Nogueira, coordenador do Serviço de Urgência Odontológica da FFOE – fone: 85 3366 8425

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300