Professora do Departamento de Ciências da Informação integra evento científico na Bélgica

A Profª Juliana Buse, do Departamento de Ciências da Informação da UFC, integrará o evento Libconf2015, de 9 a 11 de setembro, em Lovaina, Bélgica. O evento discutirá o tema What do we lose when we lose a library (O que perdemos quando perdemos uma biblioteca), em alusão ao centenário da destruição da Biblioteca da Universidade de Lovaina, ocorrido em 1914. Na ocasião, a docente realizará duas apresentações, sobre conservação e acesso digital.

A primeira comunicação da professora terá o tema Establishing the need for conservation and restoration disciplines: training collection managers for continuous risk assessment (Estabelecendo a necessidade de disciplinas de conservação e restauração: treinando gestores de coleções para avaliação de riscos contínuos), que discute a formação dos profissionais gestores de acervos e propõe a necessidade de que ela abranja conteúdos para identificação de fatores de risco ao patrimônio bibliográfico.

A segunda apresentação tem o tema Digital access to knowledge sources without copyright holders’ consent: a brazilian case study (Acesso digital a fontes de conhecimento sem o consentimento dos detentores de direitos autorais: um estudo de caso brasileiro), elaborada em coautoria com o Prof. Alain S. Rémy (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab).

Trata de uma hipótese legal brasileira específica que permita a digitalização, se necessário, e, posteriormente, o acesso digital à integra de obras protegidas por direitos autorais, independentemente do consentimento do titular desses direitos. Com isso, abre-se caminho para efetivação do direito ao acesso ao conhecimento mesmo em relação a material não abrangido nem pelo domínio público nem por licenças alternativas, como a Creative Commons.

A atividade, que parte do reconhecimento de que a proteção mundial das bibliotecas permanece sendo um dos maiores desafios à conservação e disseminação do conhecimento, é uma realização do Instituto Goethe de Bruxelas, do Conselho Britânico de Bruxelas e da Universidade Católica da Lovaina, com apoio da Unesco.

Fonte: Departamento de Ciências da Informação da UFC – fones: 85 3366 7696 e 3366 7697