Tese defendida na Pós-Graduação em Matemática recebe prêmio nacional

Imagem: Entrada do Departamento de Matemática da UFCO pesquisador Marcelo Amaral recebeu menção honrosa no Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2015, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A honraria o será concedida por sua tese Problemas de Transmissão com Fronteira Livre, defendida ano passado no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFC, sob orientação do Prof. Eduardo Teixeira.

O Prêmio Gutierrez é dado às melhores teses defendidas no ano anterior. Ele também será entregue ao pesquisador Lucas Ambrozio, autor da tese Constant mean curvature foliations and scalar curvature rigidity of three-manifolds, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A entrega do prêmio será nesta segunda-feira (31), em São Carlos (SP).

Marcelo Amaral concluiu licenciatura em Matemática em 2007 pela UFC, onde também realizou seu mestrado e doutorado. Atualmente, é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Sua tese faz o estudo matemático de um fenômeno físico: o derretimento de gelo dentro de outros fluidos. Como explica o Prof. Eduardo Teixeira, o estudo do derretimento de gelo dentro na água já é bastante estudado. A tese de Amaral, no entanto, se propôs a estudar o derretimento dentro de materiais diferentes, como refrigerantes ou sucos. "É um problema mais real e mais complexo", explica o Prof. Eduardo Teixeira.

O orientador destaca o fato de o Brasil possuir vários centros de excelência em Matemática concentrados no Sudeste do País, o que torna ainda mais especial o destaque obtido pelo pesquisador cearense. "O êxito em um prêmio tão seletivo é muito gratificante", diz.

Nos últimos anos, pesquisadores e professores da Pós-Graduação em Matemática têm obtido vários destaques em premiações nacionais e internacionais. No ano passado, por exemplo, a Profª Ana Shirley Ferreira teve o projeto contemplado no Prêmio para Mulheres na Ciência 2014, da L’oréal Brasil, em parceria com a Academia Brasileira de Ciências e Unesco. No ano anterior, o Prof. Jorge Lira venceu o Prêmio Jovem Cientista 2013, da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), e o Prof. Eduardo Teixeira foi o único brasileiro premiado no Congresso de Matemática das Américas (MCA).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331