UFC tem o segundo melhor curso de Moda do País; outros cinco figuram no top 10

Imagem: Com um programa que envolve conhecimentos históricos, sociais, econômicos e ambientais aplicados à moda, o bacharelado em Design de Moda possui oito semestres (Foto: Divulgação/UFC)Seis cursos de graduação da UFC estão entre os dez melhores do País em suas respectivas áreas de conhecimento, de acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF) 2015, divulgado nesta segunda-feira (14). O Curso de Design-Moda foi o que obteve o maior destaque, figurando na segunda colocação.

A coordenadora do Curso de Design-Moda, Profª Araguacy Filgueiras, acredita que a mudança física para o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e o engajamento do corpo docente foram fundamentais para a melhoria da graduação e, em consequência, para o reconhecimento nacional. "Temos mestres, doutores e doutorandos muito bem qualificados e empenhados em desenvolver projetos junto aos alunos, como o PET, e projetos com a Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte)".

Leia também: Ranking da Folha: UFC avança mais duas posições e passa a ser a 11ª melhor do Brasil

Ela destaca ainda o envolvimento dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão – como o "Eu amo Design-Moda, eu sou UFC", que busca o engajamento na graduação e em atividades para a sociedade e o mercado. "Um exemplo disso é que início do mês nós participamos do 11º Colóquio de Moda, 8ª Edição Internacional, em Curitiba, e lá tivemos 13 alunos e uma professora premiados", cita a Profª Araguacy.

Ao todo, o RUF analisou 2.391 instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o País, considerando as 40 carreiras com maior número de ingressantes. Na UFC, foram avaliados 33 cursos. Além de Design de Moda, outros cursos que aparecem no top 10 de suas áreas são Ciências Biológicas (9º), Ciências Econômicas (10º), Engenharia Civil (10º), Física (9º) e Letras (10º).

ENTENDA O RANKING – O ranking por curso é feito com base em dois indicadores principais: avaliação do mercado (medida pelo desempenho da instituição em uma pesquisa feita com 2.222 responsáveis pela contratação de profissionais no mercado) e qualidade de ensino. Este último é dividido em quatro subindicadores: proporção de professores com mestrado e doutorado, nota no Exame Nacional de Estudantes (Enade), proporção de professores com dedicação integral e parcial e ainda uma pesquisa feita com 726 professores escolhidos pelo Ministério da Educação para analisar a qualidade de cursos superiores. O ranking está disponível no site do RUF.

Colocação dos cursos da UFC avaliados pelo RUF 2015:
Administração de Empresas (23º)
Agronomia (15º)
Arquitetura e Urbanismo (16º)
Ciências Biológicas (9º)
Ciências Sociais (16º)
Computação (19º)
Ciências Contábeis (21º)
Design (15º)
Design-Moda (2º)
Direito (14º)
Economia (10º)