Cine Freud divulga programação de setembro a dezembro, com 10 exibições e inscrições gratuitas

Imagem do cartaz do filme MedianerasO Cine Freud, Cultura e Arte, projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Psicanálise da UFC, divulga a programação - referente ao período de setembro a dezembro - de sua principal atividade, o Cine Freud. Serão 10 exibições, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica) e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas on-line ou no dia e local do evento, a partir das 13h30min. Para as sessões na Casa Amarela, o formulário está disponível aqui. Já para os eventos no Dragão do Mar, as insrições on-line podem ser feitas aqui. Há sorteio de livros e emissão de declaração ao final do semestre.

Veja a seguir a programação 2015.2:

CINE FREUD (NA CASA AMARELA)

16/09/2015 – DESDE QUE OTAR PARTIU
[Depuis qu' Otar est parti... / 2003 / Julie Bertuccelli / França, Bélgica e Geórgia / 103min]
Três gerações de mulheres da mesma família vivem em um pequeno apartamento na capital da Geórgia. A rotina de Ada (Dinara Drukarova), de sua mãe Marina (Nino Khomasuridze) e de sua avó Eka (Esther Gorintin) só é modificada quando recebem notícias de Otar, filho de Eka, que há muitos anos foi embora. PALESTRANTE: Rebeca Escudeiro.

23/09/2015 – A MALVADA
[All About Eve / 1950 / Joseph L. Mankiewicz / EUA / 138min]
Em formato de flashback, o filme mostra a ambiciosa trajetória de Eve Harrington (Anne Baxter) em busca do estrelato, desde quando ela era secretária da atriz Margo Channing (Bette Davis), até o momento de sua premiação, quando Eve toma o lugar da antiga patroa como grande dama da Broadway. PALESTRANTE: Joselene Monteiro.

30/09/2015 – ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
[Alice in Wonderland / 1951 / Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske / EUA / 75min]
Alice é uma menina curiosa que, durante um passeio, avista um apressado coelho branco vestindo colete e portando um relógio. Alice segue a esplêndida criatura e, após cair em um buraco, entra em um mundo mágico, onde viverá situações inusitadas e conhecerá seres fantásticos. PALESTRANTE: Larissa Alverne.

21/10/2015 – A DAMA DO LOTAÇÃO
[1978 / Neville de Almeida / Brasil / 90min]
Carlos (Nuno Leal Maia) e Solange (Sônia Braga) se casam após um namoro inocente. Na noite de núpcias, ela se recusa a ir para a cama com o marido, que acaba por estuprá-la. Abalada e à procura de satisfação, Solange passa a seduzir homens desconhecidos que encontra no lotação. PALESTRANTE: Orlando Cruxên.

28/10/2015 – O ABUTRE
[Nightcrawler / 2014 / Dan Gilroy / EUA /117mim]
O jovem e determinado Louis Bloom (Jake Gyllenhaal), com dificuldades de conseguir um emprego, decide se envolver com o obscuro e sensacionalista jornalismo criminal independente, registrando crimes e acidentes nas noites de Los Angeles. PALESTRANTE: Regina Nogueira.

11/11/2015 – O LADO BOM DA VIDA
[Silver Linings Playbook / 2012 / David O. Russell / EUA / 122min]
Após um período internado em uma clínica, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) passou a morar com os pais. Disposto a reconstruir sua vida, e isso incluía reconquistar sua ex-esposa, Pat não contava, em seus planos, conhecer a bela e problemática Tiffany (Jennifer Lawrence). PALESTRANTE: Henrique Riedel.

18/11/2015 – A BELA JUNIE
[La belle personne / 2008 / Christophe Honoré / França / 97mim]
Junie (Léa Seydoux) se muda para a casa dos tios, após a morte da mãe. Em uma nova escola, a garota chama atenção de todos, principalmente de Otto Clèves (Grégoire Leprince-Ringuet), amigo de seu primo Matthias (Esteban Carvajal-Alegria), e de Nemours (Louis Garrel), seu professor de italiano. PALESTRANTE: Rebeca Castro.

2/12/2015 – MEDIANEIRAS: BUENOS AIRES NA ERA DO AMOR VIRTUAL
Medianeras / 2011 / Gustavo Taretto / Agentina, Espanha e Alemanha / 95min]
Martin (Javier Drolas) e Mariana (Pilar López de Ayala), apesar de morarem na mesma rua e andarem pelos mesmos lugares, não se conhecem. Solitários e desiludidos, seus maiores contatos com o mundo a sua volta são por meio da Internet, onde irão, enfim, encontrar um ao outro. PALESTRANTE: Antonio Secundo.

CINE FREUD NO DRAGÃO DO MAR

19/09/2015 – ELENA
[2012 / Petra Costa / Brasil e EUA / 80min]
Assim como a mãe, Elena viaja para Nova York com o sonho de ser atriz de cinema. A jovem deixa no Brasil as lembranças da infância em tempos de ditadura e a irmã mais nova. Vinte anos depois, sua irmã, Petra, viaja para a mesma cidade e com o mesmo sonho, além da esperança do reencontro com Elena. PALESTRANTES: Eliane Diógenes e Mirella Hipólito.

24/10/2015  - A  GRANDE BELEZA
[La grande bellezza / 2013 / Paolo Sorrentino / Itália e França / 141min]
Jap Gambardella (Toni Servillo) é um escritor de 65 anos que há muitos anos não lança um novo livro. Em Roma, durante o verão, ele se entretêm com festas luxuosas e glórias do passado, sem muitas perspectivas de vida. É então que relembra um amor juvenil, que lhe dá entusiasmo escrever novamente.

O Cine Freud funciona há oito anos, com os bolsitas Tábata Laboreiro e Mariana Veras, sob coordenação dos professores Caciana Linhares e Orlando Cruxên.

Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.