Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Maternidade-Escola terá programação especial alusiva ao Outubro Rosa

Imagem: Logomarca da campanha do Outubro Rosa na FEACA programação do Outubro Rosa na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, está bem diversificada. De palestras a atendimento especializado em Mastologia, as atividades terão abertura oficial no dia 9 de outubro, às 8h30min, no auditório do Hemoce (Rua Capitão Francisco Pedro, esquina com Rua Delmiro de Farias – Rodolfo Teófilo).

Entre os destaques da programação estão uma exposição de fotos e depoimentos de pacientes com câncer de mama, um painel com espaço tira-dúvidas sobre câncer de mama, além de dicas, passeios e várias palestras sobre o tema. A programação completa está disponível no site da MEAC.

O câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2015 serão identificados 57.120 novos casos no País. Este câncer origina-se de uma multiplicação rápida e descontrolada das células mamárias. Quando o tumor se localiza em uma camada superficial da célula da mama não há risco de disseminação da doença e a chance de cura pode chegar a 100%. Já nos tumores chamados "invasivos" as células malignas ultrapassam essa camada superficial da célula mamária. Mesmo assim, ainda podem ser curados, principalmente quando o diagnóstico é feito precocemente.

A informação e a consciência da mama, ou seja, o conhecimento que a mulher tem da forma e das características de suas mamas, são grandes aliados para perceber quando há algo diferente. Mas a melhor forma de diagnóstico é o exame clínico realizado pelo profissional de saúde.

"Somam-se a ele os exames de imagem para aumentar a precisão e definir o melhor tratamento", explica Josmara Furtado, chefe do Serviço de Mastologia da MEAC. No ambulatório de Mastologia, os médicos e enfermeiros da MEAC realizam, em média, 530 atendimentos ao mês. Somente de janeiro a agosto de 2015 foram feitos 4.232 atendimentos clínicos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Complexo Hospitalar da UFC  – fone: 85 3366 8183

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300