UFC, UFMA e UERJ lançam Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa

Banner com informações do cursoA Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), integrantes da Rede UNA-SUS, lançaram no dia 28 de setembro o Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa. As inscrições vão até 29 de abril de 2016.

O projeto, realizado em conjunto pelas três instituições, tem como objetivo capacitar profissionais que atuam junto à população idosa, com foco na prevenção, no cuidado e na identificação de riscos. Na UFC, o Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa é ofertado com apoio do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), vinculado à Faculdade de Medicina.

As vagas serão destinadas aos profissionais da área da saúde, com nível médio ou superior, atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes de Saúde da Família (ESF) ou nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Segundo Roberto da Justa Pires Neto, um dos coordenadores do curso e professor da Faculdade de Medicina da UFC, a iniciativa é um passo importante para o processo de qualificação profissional. "Este curso foi pensado como uma oportunidade educativa para esses profissionais. Nós acompanharemos a trajetória de aprendizagem deles, transmitindo conhecimento, despertando reflexões e propondo desafios de modo que eles não somente assimilem os conhecimentos, mas também possam aplicá-los na vida cotidiana do trabalho", enfatiza.

SOBRE O CURSO – O curso será autoinstrucional e deve ser realizado na modalidade educação a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. No total, são 180 horas/aula, com direito à certificação ao final das atividades.

Constituído de 11 módulos, o curso deve abordar temas como conceitos básicos de envelhecimento, legislação e políticas de envelhecimento, cuidado no domicílio e identificação de idosos em situação de risco na comunidade, ações de saúde da família, dentre outros assuntos desenvolvidos pelas três instituições.

Fonte: Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds) da UFC – fone: 85 3366 8055 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.