3º seminário sobre uso/abuso de drogas será realizado hoje (27)

Imagem: Cartaz Seminário Álcool e Drogas (Imagem: Divulgação)O 3º Seminário sobre o Uso/Abuso de Drogas, promovido pela Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPs) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da UFC, acontecerá no dia 27 de outubro, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853). No evento, serão debatidos os temas legalização/descriminalização da maconha e uso excessivo de medicamentos como forma de enfrentamento das tristezas cotidianas. As inscrições são feitas através de formulário on-line.

O seminário é destinado aos servidores técnico-administrativos e docentes, aos alunos e à comunidade externa da UFC, tendo como objetivo debater temas relacionados ao uso de drogas que estão em frequente discussão na sociedade atual. As inscrições já foram encerradas por atingir o número limite da capacidade do auditório.

A programação tem início às 9h com a apresentação de esquete do Projeto Quero Ver Teatro, seguida da mesa-redonda "Legalização/Descriminalização da Maconha". A mesa vai contar com a participação do médico psiquiatra Rafael Baquit, membro do Movimento de Redução de Danos do Ceará, e do advogado Roberto Lassere, vice-presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da OAB-CE. Já a partir das 14h, acontece a palestra "A medicalização da vida – por que negamos o direito de viver a tristeza?", com a psicóloga Fabiana Miranda, membro do Centro de Referência à Infância (INCERE).

PROJETO DE PREVENÇÃO – O Seminário sobre o Uso/Abuso de Drogas é uma ação do Projeto de Prevenção e Acompanhamento dos Servidores com Problemas Decorrentes do Uso/Abuso do Álcool e/ou outras Drogas (PPAD/UFC), executado pela Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPs) da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (COQVT), vinculada à Progep. O objetivo do projeto é promover a saúde e o acompanhamento de servidores em uso/abuso de substâncias psicoativas, a fim de que possam ter acesso ao tratamento, recuperando a qualidade de vida e a capacidade laboral.

Fonte: Divisão de Apoio Psicossocial (DiAPs) – fones: 85 3366 7411  e 3366 7887